WhatsApp para empresas: por que investir? - Sercom

WhatsApp para empresas: por que investir nessa ferramenta?

Não é novidade que o aplicativo de mensagens mais popular entre os brasileiros é uma febre mundial. O que muita gente não sabe é que essa ferramenta é incrivelmente efetiva para gerar negócios e engajar clientes. Cada vez mais, o WhatsApp para empresas tem sido utilizado como um meio de atender, divulgar produtos e estreitar o relacionamento com clientes de uma forma direta e pessoal.

O serviço de mensagens multiplataforma, que já conta com bilhões de usuários, tem se firmado como um ótimo aliado das marcas quando o assunto é conquistar a confiança do consumidor. Com várias funcionalidades e a possibilidade de enviar diferentes formatos de conteúdo, o app já figura como principal plataforma de atendimento e marketing para muitas empresas do país.

Para te ajudar a entender se sua empresa deveria investir no WhatsApp, preparamos este artigo. Continue com a gente e descubra os diferenciais que fazem dessa solução um sucesso absoluto!

A importância do WhatsApp para empresas

O WhatsApp foi criado em 2009 por Brian Acton e Jan Koum e, diferentemente do que muitos pensam, ele não começou como um aplicativo de mensagens. Na realidade, a ideia original era apenas se conectar à lista de contatos e exibir um status ao lado de cada um deles. 

Em 2014, já consagrado como uma opção mais moderna ao tradicional SMS, o WhatsApp foi comprado por US$ 22 bilhões pelo Facebook. Esse fato apenas ajudou a consolidar o sucesso da plataforma, que já está presente em mais de 180 países e conta com mais de 2 bilhões de usuários.

No Brasil, um estudo mostrou que ele está instalado em 99% dos celulares. Além disso, 59% dos brasileiros o deixam na tela inicial do smartphone, evidenciando-o como principal canal de comunicação móvel. Em razão das restrições de circulação trazidas pela pandemia do coronavírus, ele conseguiu conquistar ainda mais adeptos.

Com a ampliação do uso do WhatsApp, as companhias começaram a entender a necessidade de estar presente na plataforma para se conectar ao seu público. A versão voltada aos negócios, denominada WhatsApp Business, já conta com mais de 5 milhões de empresas cadastradas em todo o mundo.

Hoje, o WhatsApp é um canal essencial para empresas que buscam se aproximar de seus clientes. Ao utilizá-lo, as marcas mostram que estão de olho nas tendências e prezam pela excelência no atendimento. Afinal, nada mais efetivo do que oferecer aos consumidores a opção de obter suporte pelo meio de comunicação mais presente em seu dia a dia, não é mesmo?

Razões para interagir com clientes pelo WhatsApp

A enorme quantidade de usuários dessa plataforma a tornou um canal propício para que empresas divulguem sua marca e aproximem-se de seus clientes. Afinal, quase todo mundo está conectado no WhatsApp, que se destaca por sua praticidade e variedade de formatos de conteúdo.

Por meio dele, é possível conquistar visibilidade, esclarecer as dúvidas dos consumidores, obter feedbacks e gerar engajamento. Versátil e intuitivo, o app de mensagens pode ser usado para uma série de finalidades, como SAC, cobrança, marketing, vendas, entre muitas outras.

A rapidez está entre os principais destaques da plataforma, que possibilita interações em tempo real e diminui a espera. Além disso, existe a conveniência e comodidade para o cliente, que pode buscar atendimento sem precisar pausar outras tarefas. Por fim, os históricos de conversa são um diferencial. Afinal, os registros podem ser utilizados para análises que ajudem a encontrar pontos de melhoria.

Vale lembrar que a tecnologia traz incríveis possibilidades para o atendimento por mensagens. Hoje existem plataformas de atendimento que ajudam a realizar conversas simultâneas pelo aplicativo, reduzindo a demanda por atendentes. Além disso, os agentes digitais podem ser integrados a ele, simulando conversas humanas de maneira automática e humanizada.

Conecte-se com o seu público

Seus clientes já estão interagindo pelo WhatsApp. Isso significa que é hora de sua empresa marcar presença na plataforma. Com essa ferramenta, é possível se aproximar dos consumidores de maneira eficiente e personalizada. Além disso, outros recursos tecnológicos podem ser usados em conjunto, potencializando suas vantagens.

Agilidade sem perder a humanidade — esse é o segredo do sucesso do atendimento ao cliente por mensagens. O contato próximo e efetivo possibilitado pelo app é o que os usuários buscam para avançar no processo de compra, tornando-se compradores e promotores da marca.Agora que você já conhece a importância do WhatsApp para empresas, o que acha de continuar com a gente e conhecer a solução da Sercom para um atendimento interativo e pessoal? Vamos lá!

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Open chat