URA humanizada

URA humanizada: conheça seus benefícios para o atendimento

Afinal, é possível automatizar o atendimento sem torná-lo robotizado? A URA humanizada nasceu para mostrar que sim! Embora a Unidade de Resposta Audível seja amplamente utilizada para atender clientes desde a década de 80, os avanços da tecnologia possibilitaram aprimorar suas funcionalidades.

Após passar por importantes evoluções, a ferramenta ganhou ferramentas e capacidades que redefiniram a sua função no contact center, alinhando-a às exigências de um consumidor muito mais exigente. Hoje, ela possibilita otimizar as interações entre empresas e clientes de uma maneira personalizada.

Pensando nisso, criamos este artigo para explicar o que é URA e mostrar por que ela é indispensável para empresas que querem surpreender com um atendimento incrível. Se esse é o seu objetivo, continue com a gente!

O que é URA humanizada?

Sabe aquela voz que realiza operações e mostra as opções disponíveis a partir de suas respostas em uma ligação telefônica, por meio de reconhecimento de voz ou dígitos? Sim, essa é URA –  Unidade de Resposta Audível. Trata-se de um sistema automatizado que fornece informações e esclarece dúvidas sem que seja necessário conversar com um atendente humano.

Por meio de softwares específicos, ela consegue realizar diferentes atividades, como fazer ligações, reconhecer dígitos e orientar os clientes sobre como proceder por meio de áudios. Dessa forma, eles podem escolher a opção mais adequada às suas necessidades, sendo redirecionados para a área correspondente.

Já a URA humanizada, considerada a evolução do modelo tradicional, tem como diferencial a personalização, que faz com que suas interações aproximem-se o máximo possível de um atendimento feito por agentes humanos. Seu desenvolvimento leva em conta diversas informações, como as características do seu setor de atuação e o comportamento dos clientes.

Tudo isso torna possível entender melhor o perfil do público, identificar corretamente o consumidor atendido e, com isso, oferecer a ele ofertas e soluções mais relevantes. Mas os benefícios vão além da personalização e resultam em clientes mais satisfeitos, como veremos adiante.

Como a URA humanizada funciona?

Pode-se dizer que a URA humanizada funciona da mesma maneira que a tradicional, atuando por meio de uma placa que contém softwares com funções distintas. No entanto, seu desenvolvimento leva em conta a humanização, ou seja, um conjunto de ações que buscam torná-la mais inteligente, flexível e com foco nas necessidades do cliente.

Por essa razão, e considerando que os consumidores estão cada vez mais exigentes, a URA humanizada está conquistando espaço nos setores de atendimento. Afinal, é uma tecnologia inovadora que oferece benefícios tanto para as empresas quanto para os clientes.

Quais os benefícios da URA humanizada para o atendimento?

A URA humanizada proporciona uma série de vantagens a empresas que querem aprimorar a experiência do consumidor. Confira as principais:

Diminuição de custos

Ao reduzir a necessidade de trabalho humano, a URA humanizada resulta em menos custos para as empresas. A ideia não é substituir os colaboradores, afinal, alguns problemas sempre precisarão de suporte. Contudo, ao automatizar as demandas mais simples, ela permite que os agentes desempenhem funções mais complexas.

Agilidade

A URA humanizada torna o atendimento mais ágil, pois tem a capacidade de solucionar as principais dúvidas dos clientes a qualquer hora. Com isso, o tempo de chamada é otimizado e deixam de ser necessárias as temidas filas de espera que impactam negativamente a experiência do consumidor.

Satisfação dos clientes

Quem não gosta de ser atendido rapidamente e de forma personalizada? Como resultado de uma comunicação eficiente, com a abordagem mais apropriada, a URA humanizada proporciona o aumento nos índices de satisfação. Tudo isso gera valor para a marca e potencializa seus resultados.

Reinvente suas interações

Os consumidores estão mais conectados e bem informados do que nunca, principalmente neste momento de distanciamento social em razão da pandemia de COVID-19, que impulsionou muitas pessoas para os canais digitais. Por essa razão, métodos tradicionais e robotizados de atendimento já não têm a mesma efetividade.

Neste cenário, a URA humanizada surge como a solução para melhorar a experiência do cliente. Ao mesmo tempo em que aumenta as taxas de conversão e retenção, ela traz produtividade e redução de custos para o seu setor de atendimento. Por isso, se você quer se diferenciar e criar relacionamentos duradouros, o momento de investir nesse recurso é agora!Em tempos de incertezas, mais do que nunca, é preciso observar as tendências e repensar estratégias. O consumidor está mudando em um ritmo ainda mais acelerado. Você está acompanhando as transformações? Se quiser ficar por dentro do que há de mais moderno em interações, continue a visita em nosso site e conheça as melhores soluções para o seu atendimento multicanal.

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