Treinamento de atendimento

Treinamento de atendimento ao cliente: descubra a sua importância

Você sabe qual a importância do treinamento de atendimento ao cliente? Ter uma equipe capacitada é fundamental. Afinal, muitas vezes, os profissionais de atendimento são os primeiros a entrar em contato com o consumidor. Eles estão na linha de frente no que diz respeito ao relacionamento com o seu público, e sua qualificação na hora de atender pode impactar as decisões de compra.

Muitas empresas consideram a capacitação como apenas um gasto, e o resultado certamente é prejudicial. De um lado, atendentes sem motivação, com pouco conhecimento sobre as soluções da empresa e que não conseguem solucionar as demandas de forma ágil. Do outro, clientes insatisfeitos que possivelmente optarão por uma marca concorrente no futuro.

Essa pode ser uma da maiores barreiras para o sucesso de uma empresa. Mas, quando se investe em um bom treinamento de atendimento ao cliente, o cenário é totalmente diferente. Então, o que acha de conhecer as vantagens de contar com uma equipe bem treinada? Continue com a gente!

A importância do treinamento de atendimento ao cliente

Um treinamento de qualidade é fundamental para a produtividade de uma equipe de atendentes. Afinal, alguns dos principais erros de atendimento, como desconhecimento dos produtos e falta de empatia, podem ser solucionados por meio de capacitações. E, claro, não se pode esperar que os profissionais tenham um desempenho satisfatório se eles não tiverem sido munidos do conhecimento necessário para isso.

Os impactos da qualidade do suporte na percepção e nas decisões dos clientes são relevantes. Um relatório da Microsoft mostrou que 58% dos consumidores consideram o atendimento ao cliente muito importante em sua escolha por uma marca ou sua decisão de ser leal a ela. Além disso, 61% afirmam que já deixaram de fazer negócios com uma marca devido a uma experiência ruim de atendimento.

Quando o assunto é interagir com clientes, uma equipe precisa ter capacitação técnica e ótima desenvoltura. Para isso, é preciso mantê-la motivada, engajada e munida do máximo de informações possível sobre seus produtos ou serviços, a fim de que seja capaz de atender às necessidades dos clientes e propor as melhores soluções. 

Mais do que um recurso para aprimorar a qualidade, o treinamento de atendimento ao cliente é a chave para a satisfação dos consumidores, o que eleva as possibilidades de vendas e constrói um público fiel à sua marca. E acredite: mesmo com operadores extremamente alinhados à sua cultura, sempre haverá oportunidades de desenvolver ainda mais suas habilidades.

Capacitação gera resultados

O treinamento de atendimento ao cliente é vantajoso para todos os envolvidos: as empresas ganham ao ter uma equipe qualificada, os operadores conseguem crescer profissionalmente por meio dos treinamentos e os clientes obtêm as respostas de que necessitam com eficiência. 

Saiba mais sobre os benefícios desse recurso:

  • Fideliza clientes: clientes satisfeitos com o seu atendimento provavelmente não buscarão pelas soluções dos concorrentes. Além disso, terão grandes chances de se tornar promotores de sua marca.
  • Melhora a imagem da sua marca: clientes bem atendidos indicam a empresa para amigos e familiares. Com isso, a marca se torna referência no mercado.
  • Reduz custos: quando a eficiência na resolução de problemas melhora, o número de “rechamadas” diminui, reduzindo custos na operação.

O treinamento de atendimento ao cliente é um investimento que gera resultados duradouros, pois motiva a equipe e a ajuda a mantê-la engajada, diminuindo a rotatividade de colaboradores. Com ele, você melhora a percepção de sua marca e torna o seu negócio muito mais rentável. Então que tal começar a priorizar a capacitação?

Se você acredita não dispor de todos os recursos necessários para elevar a qualidade de seu atendimento, uma boa solução pode ser terceirizá-lo. Afinal, uma empresa realmente especializada nesse serviço, como a Sercom, certamente saberá contratar e treinar atendentes com excelência.

Solução sob medida para a sua empresa

Se você chegou até aqui, já conhece a importância de dispor de uma equipe bem treinada para atender seus clientes. A Sercom sabe que um dos pilares para a qualidade no atendimento é o conhecimento. Por isso, investe em diversos cursos e treinamentos para os seus operadores.

Uma das nossas soluções, o treinamento sob medida, é uma capacitação eficaz e personalizada com uma rica base de conhecimento para consultas constantes, voltada às necessidades da marca. Com ele, garantimos que todos os atendentes tenham profundo conhecimento sobre os produtos das organizações às quais prestam serviço, proporcionando máxima eficiência e humanização nas interações.

Mesmo com as rigorosas medidas de prevenção adotadas em razão da pandemia de COVID-19, os treinamentos continuam virtualmente. Afinal, quando o assunto é o relacionamento entre marcas e consumidores, a capacitação não pode parar!Por isso, se você está em busca de uma empresa parceira que ofereça um treinamento de atendimento ao cliente de qualidade, elevando o nível de seu suporte, fale com a gente! Juntos, podemos construir interações mais relevantes e minimizar os impactos da crise do coronavírus.

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