A transformação digital deixou de ser uma possibilidade e, com isso, não só ganhou força total como tem revolucionado o mercado e a comunicação. Este é o melhor momento para embarcar nesse processo de reinvenção para ter uma relação cada vez melhor com o cliente.
Encarar a transformação digital está deixando de ser uma escolha para se tornar algo indispensável à sobrevivência das organizações. Certamente, resistir ao novo mercado é como renunciar ao pleno potencial da sua empresa.
Se o crescimento é a sua meta, leia o artigo e descubra como revolucionar o seu negócio para os clientes e, ainda, diante da concorrência. Confira também o impacto desse cenário no atendimento ao cliente, o grande centro das interações entre consumidor e empresa. Boa leitura!
A transformação digital
Pense na sua empresa. Onde se encontra a maior parte dos clientes hoje? Provavelmente, na internet, o que significa que as atuais buscas por soluções empresariais têm tudo a ver com o mundo virtual. Se os consumidores preferem entrar em contato pelas redes sociais, por exemplo, é lá que você deve estar.
Essa revolução de soluções migrando para o universo digital, no qual todo o processo de venda e pós-venda pode acontecer, é a chamada transformação digital. Com ela, as empresas criaram novas plataformas e métodos de trabalho para buscar a satisfação dos usuários.
Ainda não se convenceu? Segundo a CEI Survey, até 2020, 86% dos compradores pagariam mais para ter experiências melhores. Ou seja, essas passaram a ser o critério determinante na compra. 2020 já chegou, então não dá mais para adiar a transformação digital da sua empresa.
Pode-se dizer que essa transformação tem como foco o cliente. Afinal, as mudanças tecnológicas são feitas para otimizar e acelerar processos, e a relação empresa-consumidor pode, enfim, ser dinâmica e contínua. E é disso mesmo que se trata esse novo cenário: adaptar-se e se reinventar para oferecer o que o usuário espera.
Saiba mais sobre as inovações
O consumidor está cada vez mais exigente: não é de hoje que esses usuários prezam por um bom atendimento e não pensam duas vezes antes de trocar de marca. Além de clientes, muitas companhias perdem milhões, e a transformação digital coloca a sua empresa no ápice tecnológico e com chances totais de satisfazer esse público exigente.
Quer saber como aplicar esses conceitos no seu negócio? Confira:
Canais múltiplos
A tendência omnichannel chegou para ficar e tem tudo a ver com transformação digital. Esteja presente em múltiplos canais, proporcionando uma experiência simultânea única, capaz de estreitar a relação com o consumidor on-line e off-line.
Sistemas integrados
Aposte em sistemas atualizados que centralizem dados obtidos em vários canais. Segundo a Microsoft, para 39% dos usuários, não ter que repetir informações é o que mais agrada em uma boa experiência. Ou seja, o cliente fica satisfeito e a sua empresa consegue tomar melhores decisões.
Chatbots
Os assistentes virtuais conseguem resolver muitas dúvidas dos usuários, e ainda agilizam a decisão de compra. Eles são um recurso que possibilita a presença em horários além do expediente e reproduz interações humanas, além de utilizar os dados para uma melhor experiência.
Recursos de segurança
A autenticação que utiliza biometria ou outros aspectos pessoais torna o processo de compra mais seguro. Ideal para compras feitas nos smartphones, esse recurso tecnológico é avançado e tranquiliza os usuários.
Destaque-se no mercado
A era digital revolucionou todo o processo de compra e as soluções oferecidas pelas empresas para uma melhor relação com os clientes. A tecnologia diminui distâncias e permite que opiniões sejam ouvidas, acompanhando as tendências de venda. A experiência é única para todos os envolvidos.
Em um mundo cada vez mais cheio de canais de comunicação, inovações como os chatbots e centrais de dados integradas são medidas ideais para não ficar para trás. Recursos eficientes de segurança, altamente tecnológicos, também têm tudo a ver com uma transformação que ganha cada vez mais força e movimenta milhões pelo mundo.
A transformação digital chegou para ficar e revolucionar o mercado. Que tal compartilhar esse artigo em suas redes sociais e ajudar outras pessoas a ficar por dentro das tendências?