Tecnologia no atendimento ao cliente

Tecnologia no atendimento ao cliente: conheça os recursos mais modernos

Hoje em dia, a tecnologia no atendimento ao cliente é a melhor forma de transformar as interações em um diferencial competitivo. Por essa razão, constantemente surgem novidades no mercado.

Muitas empresas acabam investindo em recursos funcionais e têm certa resistência com relação a outros mais modernos. Isso acontece porque inúmeras companhias não acham necessário aprimorar o atendimento ao cliente, mantendo apenas ferramentas tradicionais em funcionamento.

Se você faz parte do time que quer ir cada vez mais longe, acompanhe no artigo como a tecnologia no atendimento ao cliente é ideal para evoluir. A hora de crescer é agora! Boa leitura! 

A tecnologia no atendimento ao cliente

Estar antenado nas tendências de inovação é imprescindível para quem busca oferecer excelência aos clientes. Com a tecnologia para atender, não é diferente: por mais funcional que o recurso atual seja, é preciso ir além. Um atendimento ao cliente que seja referência no mercado impacta em todas as etapas da jornada do consumidor, assim como na reputação da empresa.

A premissa dessa mudança inclui alguns fatores como agilidade de atendimento, simplificação e aproximação com o consumidor. Além disso, investir em recursos modernos e acompanhar as tendências é a melhor forma de tornar o seu atendimento, de fato, um diferencial competitivo em relação à concorrência. Aqui entra a transformação digital. 

O futuro do atendimento ao cliente

Quer saber mais sobre as opções mais modernas de tecnologia no atendimento ao cliente? Confira as vantagens e o funcionamento de cada uma e saiba qual é a ideal para o seu modelo de negócios atual.

Chats

O atendimento via chat é uma alternativa para quem procura um contato dinâmico e mais informal. Diferentemente das formas de chat mais antigas, as atuais são versáteis e possibilitam troca de arquivos, acesso em dispositivos móveis variados e conversa em tempo real. Para o consumidor, é uma ferramenta cômoda, e as empresas podem apostar com a vantagem do custo baixo e a possível automatização desse processo.

Chatbots

Os chatbots são muito utilizados em sites e aplicativos de conversa, e podem ser aplicados em qualquer etapa da jornada do consumidor. Por isso, investir nos agentes digitais é uma forma de agregar valor à experiência por meio da tecnologia no atendimento ao cliente.

Tratam-se de robôs que dialogam com os consumidores como seres humanos, em processos automatizados repletos de personalização. Assim, os sistemas são capazes de perguntar e compreender as respostas, oferecendo menus de opção e solução a variadas demandas. Muitos atendimentos podem ser concluídos sem a necessidade do atendente humano.

CRM

A gestão de relacionamento com o consumidor tem foco em resultados práticos e descomplicados. Aqui, a tecnologia no atendimento ao cliente traz inúmeras possibilidades em termos de rastreamento de informações sobre os consumidores, listando seus dados pontuais e registrando suas interações com a empresa.

Os pontos de contato com a marca ganham destaque, assim como a simplificação de processos e o surgimento de insights. O CRM engloba marketing, vendas e o contato com a empresa por várias frentes.

URA cognitiva

A Unidade de Resposta Audível, hoje, conta com tecnologia no atendimento ao cliente capaz de inovar as chamadas. Logo, ao invés de apenas oferecer opções de tecla e ramal, a URA cognitiva é capaz de atender comandos verbais e entender palavras-chave. Dessa forma, o contato se torna dinâmico e eficiente, sem a frustração do consumidor.

Plataforma omnichannel

A plataforma omnichannel corresponde à integração dos canais de atendimento por parte da empresa. Essa medida torna o contato unificado, já que não é uma dificuldade o cliente escolher entre diferentes meios de comunicação.

Integrados, eles conectam informações, e o atendimento flui com total facilidade, trazendo agilidade e satisfação para o consumidor. A base para o funcionamento do sistema é a centralização dos dados, bem como a automação dos processos.

Fique por dentro das novidades

A tecnologia no atendimento ao cliente trouxe novas formas de contato e simplificou processos, aproximando consumidores e marcas. Nesse cenário, ferramentas inovadoras apostam em automatização e agilidade, um item cada vez mais buscado por quem compra.

Entre os recursos mais modernos, estão a URA cognitiva, os chatbots, a plataforma omnichannel, o CRM e o chat. Todos eles dinamizam o processo de comunicação e solução de problemas, apostando em humanização e agilidade. Ferramentas como os agentes digitais são capazes de reproduzir conversas humanas, com base na inteligência artificial. A meta, sempre, é encantar o cliente.

Investir em tecnologia no atendimento ao cliente é dar um passo para se diferenciar da concorrência. Mais do que isso, é apostar na excelência para conquistar e fidelizar. Para isso, não deixe de conferir as novidades tecnológicas e as soluções capazes de transformar o seu negócio. Assine a newsletter da Sercom e fique por dentro do futuro do atendimento!

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