SMS interativo: descubra como esse recurso otimiza o atendimento ao cliente

O SMS interativo surge como uma opção para atender o cliente de maneira mais próxima neste período de isolamento. Não é segredo para ninguém o quanto a opinião que os consumidores têm sobre as marcas impacta não só a credibilidade mas, ainda, as potenciais vendas.

Assim, cada vez mais soluções são discutidas para redefinir essa interação entre os dois lados, o que compra e o que vende ou presta um serviço. É nesse contexto que se insere o SMS interativo, uma ferramenta versátil que pode ser o diferencial que faltava à sua empresa para expandir o processo de comunicação.

Se você não conhece o recurso ou não sabe como ele pode ajudar sua organização, confira o artigo que preparamos sobre o assunto. Essa pode ser uma opção para oferecer o atendimento ao cliente ideal e minimizar os impactos da crise em seu negócio. Vamos lá?

Como funciona o SMS interativo

Surgido na década de 90, o SMS ganhou popularidade e se transformou em uma forma de comunicação muito utilizada antes das redes sociais. Anteriormente utilizado para a troca de mensagens pessoais, hoje o SMS aparece como uma ferramenta corporativa forte e eficiente.

Se, por um lado, o público prefere mídias sociais em vez das mensagens de texto, as empresas encontraram nele uma forma breve e objetiva de comunicação. Essa premissa é o ponto de partida para a interação direta entre consumidores e empresas.

Logo, o SMS interativo corresponde ao envio de mensagens curtas que o cliente recebe da marca em seu celular e pode responder, iniciando uma troca. São disponibilizadas informações pertinentes, e o caminho para o usuário se manter atualizado sobre suas compras, faturas, protocolos ou outro dado fica simplificado.

Com o SMS interativo, as companhias conseguem ainda incentivar o engajamento e saber a opinião dos clientes. A seguir, serão apresentados alguns recursos do SMS interativo que podem revolucionar a comunicação corporativa. Confira e saiba como aproveitar cada um deles para ter clientes mais próximos e interessados.

Funcionalidades do recurso

Mas, afinal, que tipo de mensagem pode ser enviada utilizando a tecnologia do SMS interativo? As funcionalidades dessa ferramenta são muitas, e é difícil achar quem nunca tenha recebido uma mensagem desse tipo. Antes de mais nada, vale destacar o quanto essas comunicações são enxutas.

Em uma era tão cheia de informação, enviar um SMS curto em vez de um e-mail longo agiliza a leitura e o prosseguimento do processo. Além disso, as próprias notificações são imediatas e o recebimento é facilitado. Assim, o SMS interativo é prático em todos os aspectos e bastante usual.

Entre as funcionalidades, pode-se destacar os principais usos dessa ferramenta. Com o SMS interativo, as companhias podem confirmar compras, enviar códigos de boleto ou mesmo atualizar o cliente sobre o andamento do processo.

Pesquisas e enquetes variadas são outras opções para utilizar esse tipo de SMS. Indo além no sentido de engajamento, o envio de convites e perguntas atrai os clientes, o que pode ser otimizado com promoções. Competições, pontos e benefícios dados a quem responde perguntas ou dá opiniões são outras boas formas de incentivar o engajamento.

O segredo é usar a base de uma conversa real para dar andamento ao processo. O uso de SMS interativo tem como meta, relembrando, propor interação e troca entre clientes e empresas. Esse contato tem como resultado uma relação mais próxima, que gera confiança, credibilidade e potencial aumento de vendas.

Atendimento ao cliente que é referência

Apesar do constante uso das mídias sociais, o SMS interativo ainda é um recurso popular e eficiente em atendimento ao cliente. Com o isolamento social, ele ganha ainda mais relevância. Afinal, novas tarefas estão sendo realizadas pela internet, levando ao aumento no tempo gasto com o uso de smartphones.

Seus principais usos envolvem o envio de confirmação de compras, boletos, vencimentos de faturas, enquetes, pesquisas de satisfação, entre outros. A otimização dessas funcionalidades abre espaço para o engajamento dos clientes, a partir de uma interação mais efetiva.

Não faltam ferramentas para oferecer aos clientes um atendimento eficiente. Sendo assim, não deixe de se atualizar sobre as tecnologias e conhecer o que cada uma delas tem de melhor para inovar cada vez mais. Dúvidas sobre o SMS interativo? Deixe aqui o seu comentário e vamos superar os desafios juntos!

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