Quando se fala na relação entre uma empresa e seu público, a rapidez no atendimento ao cliente ganha força. Isso porque o atual perfil dos consumidores demanda velocidade e atendimento qualificado, pois é justamente o que eles buscam.
O ritmo de atendimento de qualquer companhia é determinante para que se possa considerá-la uma expert em seu segmento. Assim, é possível transmitir qualidade e agilidade, tudo ao mesmo tempo, reinventando o processo de solução de problemas e compartilhamento de informação.
Quer saber mais? Descubra, ao longo do artigo, a importância da rapidez no atendimento ao cliente e dicas de como implementar um sistema veloz e eficiente na sua empresa. Que tal consumidores encantados e propagadores da sua marca? Boa leitura!
Por que apostar em um atendimento ágil
Você conhece o conceito de consumidor 4.0? Ele se refere às pessoas que fazem compras e contratam serviços em um mundo tecnológico e interativo. Por conta da internet, esses clientes se veem no controle de todo o processo de decisão e compra.
Uma vez que existem informações disponíveis on-line e canais de atendimento acessíveis, o consumidor consegue estar a par de tudo. Por isso, ele se tornou mais questionador e exigente, não tolerando mais a demora no atendimento. Hoje, a velocidade impacta na sua impressão sobre a empresa.
O resultado é simples: quanto mais rápido e eficiente é o atendimento recebido, mais competente é a empresa que vendeu o serviço. E faz sentido, já que funcionários qualificados e bem treinados são capazes de atender demandas em tempos reduzidos. No fim, todos saem ganhando.
Dicas para ter rapidez no atendimento ao cliente
Você deve estar se perguntando: como dinamizar a interação com o consumidor, de modo a torná-la mais ágil e produtiva? A seguir, confira algumas dicas que podem ser implantadas em qualquer companhia para mais rapidez no atendimento ao cliente, satisfação e uma melhor resolução de problemas. A partir delas, a melhoria pode ser constante.
Seja conciso
Quanto menos informações forem passadas, mais fácil será a compreensão do cliente sobre a questão. Evite conversas irrelevantes, textos longos e seja direto, respondendo apenas o que é perguntado de forma gentil e prestativa.
Escolha canais rápidos
Prefira tirar dúvidas por telefone ou mesmo chats, pois a informação é trocada em tempo real. Esse detalhe dinamiza o processo todo e finaliza a questão sem a necessidade de aguardar e-mails, por exemplo.
Invista na tecnologia
Como os clientes estão on-line em chats, aplicativos e redes sociais, aposte em contas nesses canais para resolver perguntas simples e dar respostas imediatas. Esse é um caminho para interações dinâmicas e que agradam quem entra em contato.
Não crie filas de espera
Seu cliente não quer esperar. Por isso, tenha certeza de que a sua equipe dá conta da demanda. Procure ter pessoas suficientes para atender, além de reforçar a ideia de encerrar os atendimentos quando possível para que novos clientes sejam atendidos.
Dica bônus
Como dito anteriormente, a tecnologia é uma aposta certeira para mais rapidez no atendimento ao cliente. Mais do que se fazer presente on-line, existem ferramentas ideais para otimizar o contato e torná-lo não só mais veloz, mas mais eficiente.
Os assistentes virtuais, ou chatbots, funcionam dessa forma. Desenvolvidos a partir da inteligência artificial, eles são capazes de interagir em tempo real com os consumidores, resolvendo problemas rapidamente. Também conseguem armazenar dados, permitindo ofertas segmentadas e o atendimento das expectativas dos usuários.
Fique por dentro das novidades
O atual perfil do consumidor criou um desafio dentro das empresas. No controle dos processos, bem informados e com acesso fácil para pedir atendimento, eles esperam cada vez mais agilidade. Se adequar a essa realidade não é difícil, mas é determinante para o sucesso no mercado.
Além de priorizar múltiplos canais e respostas em tempo real, sua companhia pode ir mais longe. A tecnologia revolucionou a comunicação e hoje é possível contar com chatbots e outros recursos para interações rápidas, capazes de resolver muitas questões e impulsionar a venda de produtos e serviços.
A rapidez no atendimento ao cliente, portanto, é um dos pontos-chave para um negócio bem sucedido e clientes satisfeitos. E não param de surgir novidades no setor, então fique por dentro: siga a Sercom nas redes sociais e descubra como inovar a cada dia.