Por que esta é a hora de apostar no atendimento via WhatsApp?

Praticidade e respostas rápidas são dois dos motivos para tantos consumidores buscarem atendimento via WhatsApp. A ferramenta existe já há algum tempo, mas, com a pandemia, vem ganhando cada vez mais força. A principal razão disso é o crescimento das plataformas online de modo geral.

Com o fechamento do comércio, muitos consumidores encontraram nas compras virtuais a solução para abastecer os armários e, nos aplicativos, um meio de manter seus relacionamentos. Em um mundo tão agitado, em que as pessoas querem soluções rápidas e eficientes, o mensageiro instantâneo pode ser o que sua empresa procura. 

Descubra, ao longo do artigo, as vantagens do atendimento via WhatsApp e saiba por que vale a pena apostar nessa solução. Aproveite a leitura!

O atendimento via WhatsApp e a pandemia

O fechamento das portas fez muitos comerciantes repensarem a forma de abordar os consumidores. Assim, tornou-se comum a divulgação de números de WhatsApp para recebimento e acompanhamento de pedidos, cancelamentos e dúvidas. Também passou a ser mais frequente a encomenda de itens pelo atendimento via WhatsApp, com a retirada rápida na porta do estabelecimento.

Não à toa, esse foi o aplicativo que mais cresceu durante a pandemia do coronavírus no Brasil, com até 76% de aumento no uso neste período.

O resultado de sua adoção pelos negócios é uma interação dinâmica e pessoal, com rapidez e muita praticidade. A inteligência artificial transformou as possibilidades para ambos os lados: ficou mais fácil vender e comprar. Se é no WhatsApp que os clientes estão, essa é a hora de estar lá.

O aplicativo substituiu o contato presencial para muitas pessoas. Não importa qual o segmento do seu negócio, a ferramenta é sempre viável. Vestuário, alimentação, saúde e muitos outros saem ganhando com atendimento via WhatsApp. 

Vantagens do atendimento via WhatsApp

Não faltam motivos para agregar o que há de mais moderno ao atendimento da sua empresa. Afinal, a meta é sempre surpreender, e os benefícios se aplicam aos dois lados da conversa.

Confira a lista de benefícios e prepare-se para encantar os clientes!

Flexibilidade

O atendimento via WhatsApp pode acontecer a qualquer hora e, ainda que o atendente não esteja online, o consumidor pode enviar mensagens quando quiser. Além disso, a grande maioria dos brasileiros têm WhatsApp no celular, atingindo a surpreendente marca de 99% dos smartphones com o aplicativo instalado.

Atendimento direto

A proximidade proporcionada por esse tipo de atendimento é um dos grandes diferenciais que as empresas podem oferecer. Em vez de receber um e-mail impessoal e esperar pela resposta mais do que gostaria, o consumidor se sente mais acolhido. O caráter pessoal desse atendimento direto agiliza as demandas e traz mais credibilidade. O contato mais informal é outra vantagem, que agrega originalidade.

Integração

É possível integrar o mensageiro às outras plataformas da empresa, criando um sistema omnichannel. A inteligência artificial permite, ainda, o investimento em agentes digitais para dinamizar o contato. As respostas automáticas tornam possível o autoatendimento, que pode solucionar muitas dúvidas.

Melhor gerenciamento

Receber feedbacks e saber o que o consumidor pensa se tornou muito mais fácil. Aposte na versatilidade da ferramenta para decisões mais acertadas e um maior conhecimento sobre o seu público-alvo, com acesso às opiniões e gostos dos consumidores.

A solução ideal

A forma de contato que mais cresceu nos últimos tempos foi o atendimento via WhatsApp, aliando benefícios a ambos os lados. Ele possibilita dinâmicas ágeis entre consumidor e empresa e expandiu os negócios ao redor do mundo com proximidade e mais informalidade, substituindo, em muitos casos, as interações presenciais.

É possível vender, tirar dúvidas e estar próximo durante todo o processo de compra, um diferencial perfeito nos dias atuais. As métricas e feedbacks também se beneficiam, e a integração de sistemas facilita o acesso a históricos, por exemplo. Por que não apostar em todas essas vantagens?

O atendimento via WhatsApp ganhou mais projeção com a crise da COVID-19, mas vale lembrar que a solução é ideal para muitos tipos de negócio, independentemente da época. Diante disso, que tal aproveitar a visita em nosso blog para conhecer a solução WhatsApp da Sercom? Vamos lá!

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Open chat