O que é URA e como ela otimiza o atendimento ao cliente

O que é URA e como ela otimiza o atendimento ao cliente?

Você sabe o que é URA? Em meio à necessidade de atender demandas dos clientes, as empresas, há muito tempo, começaram a buscar soluções de atendimento. Nesse cenário, surgem novas tecnologias capazes de melhorar o processo de troca de informações e o relacionamento entre marcas e clientes.

Se você quer descobrir como a URA otimiza o atendimento ao cliente e de que forma ela pode ser utilizada, está no lugar certo! Continue a leitura e confira as utilidades e benefícios dessa ferramenta.

O que é URA?

A URA, cuja sigla corresponde à Unidade de Resposta Audível, é um sistema que realiza tarefas previamente definidas. Ela funciona como uma atendente, ou seja, oferece ao cliente um menu de opções para o setor desejado. Na sequência, existe o redirecionamento do atendimento.

A ferramenta funciona sem que um atendente precise estar na linha em contato com o cliente. As opções podem ser gravadas ou dinamizadas, e a resposta do cliente pode ser falada ou por teclas numéricas. O envio de mensagens também se tornou possível, como veremos a seguir.

Surgida nos anos 80, a URA foi criada para reduzir o tempo de espera e potencializar o atendimento. Afinal, no setor adequado, o cliente pode ter suas necessidades atendidas da melhor forma possível e alcançar níveis mais altos de satisfação.

Com o passar do tempo e as novidades tecnológicas, o recurso se aprimorou e evoluiu. Inicialmente apenas como um menu de redirecionamento, a URA passou a incorporar ferramentas para vender, coletar opiniões e otimizar o processo de atendimento. O entendimento de voz é um recurso moderno da tecnologia.

Conheça, agora, os principais tipos de URA.

URA receptiva

Com esse formato, a ferramenta atua recebendo as chamadas dos usuários e redirecionando-as. A base de atendimento é um menu de opções, e o atendente pode receber a ligação, caso seja necessário. A URA receptiva entra em ação quando o cliente inicia o contato.

URA ativa

Ao contrário da receptiva, ela funciona chegando aos consumidores. Assim, esse tipo de URA utiliza o cadastro dos usuários para potencializar vendas e a divulgação de produtos, ofertas e serviços. As ligações da empresa são feitas automaticamente.

URA reversa

Mais avançada, a URA reversa funciona como um filtro das ligações recebidas pela empresa. Ela se apresenta na forma de lembretes, cobranças e ofertas personalizadas, e somente as ligações que necessitem de atendimento humano são redirecionadas.

Quais os benefícios da URA?

Agora que você já sabe o que é URA, que tal descobrir quais benefícios a implementação dela pode trazer para a sua companhia? O tempo de espera reduzido é atrativo e real, sendo o primeiro da lista. Em termos de satisfação, esse aspecto é relevante e dinamiza o atendimento.

A comunicação se torna mais eficaz e personalizada, uma vez que a URA redireciona as chamadas necessárias aos setores adequados. Assim, os colaboradores se tornam mais produtivos e os custos da companhia são reduzidos, para uma eficiência ainda maior.

Já imaginou um atendimento sem quebras e a qualquer momento? A URA torna isso possível, mesmo quando a empresa não tem pessoal disponível para atender. Desse modo, a aposta no recurso é funcional para variadas companhias, adaptada de acordo com as necessidades.

A URA humanizada

O atendimento ao cliente se beneficia imensamente com as tecnologias de reprodução de padrões humanos. Isso porque os dispositivos, cada vez mais, têm sido programados para se aproximar das capacidades humanas de pensar, interagir, memorizar e aprender.

Um dos benefícios da URA humanizada é justamente a personalização do atendimento. Com recursos humanizados, a resposta conta com a correta identificação do cliente e de seu problema, proporcionando um retorno mais adequado. O histórico do usuário também ajuda no processo.

Assim, como resultado, o cliente fica muito mais satisfeito e o atendimento se assemelha ao contato humano tradicional. A redução do tempo é outro aspecto importante que, aliado à personalização e organização das chamadas, garante uma satisfação maior. A URA humanizada, portanto, é um recurso viável para qualquer empresa.

Vamos mais longe juntos?

A URA é um recurso criado nos anos 80 que vem sendo constantemente aprimorado, e é viável e útil para as empresas. Com ela, é possível agilizar o atendimento e redirecionar as ligações de forma produtiva, além de divulgar produtos e ofertas personalizados, em suas versões mais tecnológicas.

Os clientes se sentem mais satisfeitos porque economizam tempo, podem ser atendidos a qualquer momento e o atendimento é personalizado. Para as companhias, a redução de custos aliada à maior produtividade são grandes ganhos, além do direcionamento de informações ao público ideal.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é URA, escreva para a nossa equipe! Deixe seu comentário e vamos cada vez mais longe rumo à excelência do atendimento ao cliente.

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