O que é CRM

O que é CRM e por que sua empresa deveria investir?

Em um cenário competitivo como o que vivemos hoje, o relacionamento se tornou a chave para se destacar e alcançar resultados. Por essa razão, diversas empresas já contam com estratégias de CRM, que, dentre várias outras vantagens, auxiliam na fidelização e retenção de clientes.

Mais do que investir em um software, trata-se de uma forma de trabalhar a construção de relacionamentos ao longo de todos os pontos de contato, resultando em mais conversões e consumidores satisfeitos. Os impactos nos resultados, é claro, são significativos.

É por isso que preparamos este artigo com o intuito de te ajudar a entender por que você precisa adotar o CRM o quanto antes. Continue a leitura e descubra como essa ferramenta pode ajudar você a aprimorar a experiência de seus clientes, tornando-os verdadeiros promotores de sua marca.

O que é CRM?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que em português significa gestão do relacionamento com o cliente.

Quando mencionamos esse nome, a maior parte das pessoas pensa imediatamente em um software. No entanto, o conceito é muito mais abrangente e consiste em um conjunto de estratégias e processos que envolvem toda a gestão dos contatos com clientes atuais e potenciais. Mais do que adotar ferramentas, apostar no CRM é estabelecer uma mudança de cultura na organização.

Uma plataforma de CRM consegue centralizar as informações de marketing, atendimento e vendas, independentemente do canal utilizado nos contatos. Com isso, torna possível antecipar tendências e atender às necessidades dos consumidores da melhor forma.

Empresas que se beneficiam do CRM, portanto, passam a conhecer muito mais o seu público, entendendo seus comportamentos para criar abordagens personalizadas. Por isso, se a sua organização deseja adotar uma postura customer centric e potencializar lucros, não pode deixar de investir nessa estratégia.

Qual a importância do CRM?

Como vimos, o CRM é mais do que uma ferramenta e envolve uma verdadeira mudança de cultura. Dito isso, fica claro que apostar nessa estratégia muda todo o processo de atender e satisfazer seus clientes e leads.

O maior benefício do CRM, sem dúvidas, é reunir todas as informações pertinentes sobre quem entrou em contato com a sua empresa. Esse banco de dados possibilita uma integração entre marketing, vendas e atendimento ao cliente, de modo que as interações de cada área possam ser as mais personalizadas e efetivas possível.

Essas vantagens fazem a diferença quando o assunto é conquistar, fidelizar ou mesmo levar um cliente a comprar novamente. Mas as informações obtidas também podem auxiliar em outras estratégias, como o desenvolvimento de soluções, a definição de canais de contato e até a capacitação de colaboradores.

A praticidade de gerenciar os relacionamentos e os dados do cliente em um só lugar também é um grande diferencial, principalmente neste período de crise do coronavírus. Afinal, com equipes de vendas e atendimento em home office devido à quarentena, contar com uma plataforma unificada que pode ser acessada de qualquer local é um grande facilitador.

Dessa forma, a implementação de um CRM não deve ser vista como um gasto. Mas, sim, como um investimento em relacionamentos duradouros, com garantia de bons resultados para o seu negócio. 

Como o CRM beneficia a experiência do cliente?

Considerando que os principais objetivos do CRM são a captação, satisfação e fidelização de clientes, o que se alcança por meio de um melhor entendimento de suas necessidades e expectativas, fica claro que a experiência do cliente é afetada por essa estratégia. Afinal, as áreas envolvidas são aquelas que compreendem toda a comunicação entre marca e consumidor.

Ao utilizar um CRM para automação de marketing, por exemplo, é possível aprimorar os esforços de comunicação com os clientes nos diferentes estágios do funil de vendas. Ele permite segmentar a base de dados, possibilitando o envio de mensagens de forma automatizada, no momento certo, para as pessoas certas.

Já na automação de força de vendas, o CRM auxilia na gestão de captação de oportunidades, negociação e fechamento de vendas. O resultado são contatos muito mais efetivos com os clientes em potencial.

Por fim, no atendimento ao cliente, é possível utilizar um software de CRM de forma integrada com a plataforma de atendimento, o que resulta na simplificação de processos, personalização das interações e, consequentemente, satisfação dos clientes. Afinal, os consumidores desejam ser valorizados e atendidos com agilidade, e a tecnologia torna isso possível de forma simultânea.

A satisfação do cliente em primeiro lugar

Agora você já sabe o quanto é importante adotar o CRM em sua empresa. Mais do que uma plataforma, trata-se de uma cultura com foco na fidelização de clientes, que resulta em mais conversões e fortalece a imagem de sua marca.

Neste momento que vivemos, em meio à pandemia do coronavírus, repensar estratégias é uma necessidade, principalmente quando se trata de manter as interações com o seu público. Portanto, se você entende a importância de construir relacionamentos duradouros com os seus clientes, dê o próximo passo e aposte no CRM!

Este conteúdo foi útil para você? Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que a gente te responde! Juntos, vamos superar os desafios.

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