Entenda o que é Chatbot

O que é chatbot? Entenda como funciona essa tecnologia

Você tem dúvidas sobre o que é chatbot? Com o avanço tecnológico, atividades variadas e cotidianas têm se tornado cada vez mais dinâmicas e rápidas, graças a recursos inovadores. Mais do que isso, companhias ao redor do mundo encontraram nesses recursos a forma ideal de se fazerem presentes em tempo integral.

Na prática, uma relação mais próxima dos usuários garante que eles tirem suas dúvidas, criem fidelidade e possam concluir compras de produtos e serviços. Tudo isso com o uso da internet, de forma simples e fácil.

Nesse cenário, os chatbots, baseados na inteligência artificial, chegaram para simplificar o contato e aprimorar a comunicação. Usuários satisfeitos, marca satisfeita, certo? Confira no artigo o que é chatbot e quais os benefícios da implementação da ferramenta. Boa leitura!

O que é chatbot?

A inteligência artificial revolucionou as relações humanas, desde as interpessoais até as comerciais. Isso porque essa ferramenta funciona a partir das capacidades da inteligência humana e dos processos de aprendizado. Logo, dispositivos com A.I. conseguem se comunicar, memorizar e até mesmo tomar decisões.

Os chatbots são um exemplo dessa tecnologia. Eles atuam como robôs automatizados, com a finalidade de se comunicar com quem está do outro lado da tela. Um detalhe interessante é a capacidade que os chatbots têm de aprender habilidades, o que significa que as conversas com eles podem melhorar com o passar do tempo.

Mas, afinal, como eles funcionam? Os chatbots conseguem decodificar perguntas feitas pelos usuários e, a partir desse ponto, a inteligência artificial é responsável pela resposta. Consultando bases de dados e históricos registrados, os robôs conseguem atender às necessidades dos usuários.

Encarar os chatbots como atendentes que se comportam como humanos é uma grande aposta. Quando o usuário interage com esse sistema, recebe respostas em uma linguagem compreensível e de acordo com o seu entendimento. Logo, o sistema é, de fato, como conversar com alguém do outro lado do monitor.

Por que vale a pena investir no recurso?

São muitas as vantagens da implementação dos chatbots nas companhias. Apesar de uma base comum, adaptações para tornar um robô mais próximo de um amigo do cliente são um bom investimento. Além disso, ele é capaz de entender quando é o melhor momento para interagir: chatbots interagem a partir de preferências.

Confira alguns dos benefícios desse recurso e saiba por que vale a pena tê-lo no atendimento de sua empresa:

Segmentação

Os chatbots podem se dirigir aos públicos de acordo com as características de cada um. É um ganho imenso quando se pensa, por exemplo, na divulgação de ofertas direcionadas em vez de promoções genéricas que não atendem às expectativas do consumidor.

Engajamento

É um fato que os clientes respondem melhor às iniciativas personalizadas. Quanto mais individual, mais engajamento. Estratégias personalizadas de comunicação e vendas aumentam em até 20% a conversão de interesse em contratação por parte dos clientes.

Redução de custos

Imagine se a sua empresa reduzisse os gastos relacionados ao marketing e ao setor de pós-vendas. Com o uso dos chatbots, esse trabalho consegue ser feito pelos robôs, respeitando cada fatia de público, com menos custos, mais lucros e mais produtividade.

Automatização

As vendas também aumentam, uma vez que o próprio atendimento passa a ser automatizado. A facilidade em executar processos é um atrativo para os usuários. 

Soluções digitais

Os chatbots chegaram para revolucionar a comunicação entre empresas e usuários. Desde o início desse contato, no Messenger, os robôs aprendem linguagens e acessam dados para encontrar respostas e suprir as necessidades dos clientes. A tecnologia faz com que os chatbots sejam réplicas de comportamentos humanos, até o ponto de tomada de decisão.

E não é só isso. Com a automatização de vendas e do atendimento, os clientes recebem interações que respeitam suas preferências e as empresas gastam menos. A proximidade com o usuário é outro ponto positivo, além de um contato de acordo com a segmentação do público.

Agora que você sabe o que é chatbot, vale a pena ficar de olho nas novidades do setor de soluções digitais. Afinal, o atendimento ao cliente vem adquirindo novos recursos e possibilidades, e todos ganham com isso. Portanto, se você está no mesmo time de quem busca sempre inovar e surpreender os clientes, queremos te convidar a conhecer soluções modernas em atendimento. Confira!

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