Novas tecnologias no atendimento ao cliente: conheça as principais

Novas tecnologias no atendimento ao cliente: conheça as principais

As novas tecnologias no atendimento ao cliente estão transformando por completo a forma como os consumidores veem as empresas. Pense por um instante nas experiências que você já teve nesse segmento: elas não poderiam ser mais funcionais?

Para responder essa pergunta, a tecnologia trouxe para a relação com o consumidor mais dinamismo, análise e eficiência. O resultado são processos mais velozes, custos reduzidos e excelência nos serviços prestados.

Confira, no artigo, como a era digital impactou no atendimento ao consumidor e descubra como estar preparado para colocar a sua empresa no topo. Boa leitura!

Chegou a hora de dar atenção ao consumidor

O que os usuários querem quando procuram as organizações? Eles querem ser tratados como indivíduos únicos, respeitados pelas empresas e com opiniões que importem. Não é à toa que, segundo um levantamento, apenas 22% deles demonstrou satisfação quando se trata de uma recepção personalizada do outro lado.

Esse é o grande segredo para conquistar novos consumidores e fidelizar os antigos. Nesse cenário de novas tecnologias no atendimento ao cliente, cada um deles é tratado como único e se torna mais engajado na busca por atender suas expectativas. Elas estão, aliás, mais altas do que nunca.

Antigamente, no início das experiências de atendimento ao cliente, os consumidores não podiam contar com mais do que o telefone. Durante o século XX, a revolução foi tamanha que o contato consumidor-empresa tomou rumos inesperados, mas sempre pelo telefone. Call centers e centrais de ligação gratuita eram o ápice da época.

Depois que surgiu a internet, a interação on-line ganhou força e, mais tarde, se tornou o que o mundo conhece hoje. O chat e o e-mail, por exemplo, podem ser considerados os precursores dos bots adotados atualmente. E, claro, tudo ficou digital: a forma de contato, o espaço de salvamento e a coleta de dados.

Hoje, o que se vê são empresas empenhadas em adotar novas tecnologias no atendimento ao cliente para otimizar todas as etapas do processo. E não são só as organizações que saem ganhando, pois os usuários querem justamente interações individualizadas e que atendam suas demandas.

Quer saber como fazer mais pelos seus clientes na era digital? Descubra a seguir.

As novas tecnologias no atendimento ao cliente

Conheça, agora, algumas tecnologias que, a cada dia, revolucionam relações, resoluções de problema, processos de compra e impressões no cenário dos clientes e organizações.

Canais múltiplos

Essa é uma tendência forte, conhecida como multicanal. Uma central de dados única para coletar dados e avançar com o processo de compra dá ao cliente confiança no serviço prestado e no processo completo de aquisição.

Inteligência artificial

Esse recurso permite que o cliente tire dúvidas simples, mas determinantes no ato da compra. É um recurso excelente para preencher no mundo virtual as lacunas do mundo real. Disponíveis, os chatbots interagem e armazenam dados sobre o consumidor para facilitar e agilizar compras e ofertas futuras.

Internet of Things (IoT)

A internet das coisas permite que o usuário conecte objetos de uso cotidiano à internet. O resultado é o abastecimento com atualizações, novos recursos e o acesso simples à internet sem a necessidade de computadores ou smartphones. É a revolução das tarefas do dia a dia. Essa tecnologia promete transformar o atendimento ao cliente muito em breve, tornando-o mais prático e personalizado.

Automação

Um setor de marketing com base na automação de processos oferece agilidade e eficiência. Com a ferramenta certa, sua empresa pode enviar informações sobre o andamento da compra ou contratação de serviço e deixar o cliente tranquilo. A alteração de status já é suficiente para o recebimento dos novos dados, e é tudo feito de forma digital.

Lojas interativas

Que tal interação no processo de venda? Receber os dados de quem compra possibilita o envio de promoções e informações para o segmento certo de público. Além disso, essas lojas proporcionam uma experiência interativa para usuários frequentes de internet e aplicativos

A melhoria é contínua

Estar preparado para receber o consumidor demanda um processo constante de aprimoramento e melhorias, por conta das inovações. Na era digital, a tecnologia proporciona atendimento personalizado, atualização de pedidos e serviços, canais múltiplos de contato e outros recursos ideais para fidelizar clientes e consolidar a marca.

Não importa onde sua empresa está nesse caminho, as novas tecnologias no atendimento ao cliente são o diferencial que faltava. Para não ficar para trás nessa corrida, siga as páginas da Sercom nas redes sociais e fique por dentro das dicas! São inúmeras ferramentas que você pode implementar na sua organização para ser cada vez melhor.

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