Do azul e verde para o violeta: a nova marca da Sercom

Para recriar e humanizar a marca, um novo posicionamento e uma nova identidade foram lançados visando melhorar o atendimento e a experiência dos clientes e colaboradores.

A ideia surgiu a partir das várias mudanças que ocorreram em diferentes áreas da empresa e das modernizações que foram implantadas com a intenção de elevar um mercado que ainda é tradicional: o de atendimento ao cliente.

Além de inovar o formato do call center, com a implementação do conceito Open Space, foi incentivada a interação e a colaboração entre os atendentes em, pelo menos, três operações e a criação de uma operação totalmente Wi-Fi, contribuindo assim para um ambiente mais eficiente.

Ao analisar o reposicionamento, ficou claro para toda a diretoria que não adianta simplesmente pintar o escritório de violeta: para que seja significativo, é necessário que as mudanças na marca reflitam uma nova fase.

Novo posicionamento

Essas inovações partiram da nova área de Transformação Digital que, alinhada com a célula de Marketing e Comunicação, elaborou um novo propósito: criar interações descomplicadas, humanas e sustentáveis para a sociedade, clientes, parceiros e colaboradores.

E, a partir desse propósito, todas as ações relacionadas à nova marca foram tomadas, tanto as que dizem respeito à criação de novos serviços, produtos e ambientes, quanto aquelas relativas ao design e identidade da empresa. Cada mudança está conectada e busca aproximar as pessoas, horizontalizar a operação e descomplicar as interações.

Para que ocorresse uma mudança de mindset em toda a operação e que as alterações fossem feitas de forma sustentável e percebida por todos, foi investido tempo em pesquisas internas, ciência, sessões de brainstorming e planejamento. 

E, para melhorar ainda mais a qualidade dos novos serviços, a área de Marketing e Transformação Digital conta com o apoio de equipes terceirizadas de marketing digital e atendimento à imprensa, oferecendo suporte à nova imagem da empresa no mercado.

Além de todo o suporte, ações junto aos colaboradores foram e continuam sendo realizadas para desenvolver o conceito de transformação, além de um mapeamento de experiências que identifique oportunidades de melhorias no ambiente de trabalho com a intenção de realizar mudanças na estrutura, nos processos e nos serviços, sempre de forma inovadora e sustentável.

Nova marca

Com mais de 15 anos, a antiga marca já não traduzia mais a cultura, o momento da empresa e o mercado atual. O logo antigo era composto pela imagem estilizada de um satélite, símbolo que reflete as tecnologias da época de sua criação.

E, pensando que hoje existem operações trabalhando 100% via Wi-Fi, é preciso se atentar até nesses detalhes.

Assim, dois pontos foram essenciais para desenvolver a nova marca: uma tipologia simples, que conversasse com as outras grandes marcas do mercado, e uma cor que refletisse a personalidade e o DNA da empresa.

Ao investir em uma metodologia única, que identifica o posicionamento da empresa, e realizar diversos estudos e pesquisas, a cor violeta e suas variações de tons foram escolhidas para a nova marca.

Além da cor violeta representar nobreza, riqueza, sucesso e sabedoria, seu principal atributo na cultura é a transformação e a criatividade. O violeta também estimula a região do cérebro referente à resolução de problemas, o que é um pilar fundamental na operação da nossa empresa.

A forma da marca também foi renovada: ganhou contornos mais arredondados permeados por linhas retas. Desta forma, passa a ter uma mensagem positiva, representando a ideia de mudança, evolução, resolução, relacionamento e continuidade. As curvas também são associadas às sensações de acolhimento, cuidados e tranquilidade, já as linhas retas representam força, coragem, diretriz e jovialidade.

Unindo a cor violeta ao novo formato, a composição revela o novo posicionamento da companhia: jovem, transformadora e uma extensão da marca na vida das pessoas, já que o objetivo é ajudar o cliente a melhorar suas experiências, seja virtual ou fisicamente. A marca fala sobre estar presente em comunidade, construindo de forma apaixonada, intensa e inovadora a partir de transformações, mudanças de direcionamento e evolução constantes.

Conquistas da nova marca

Com o lançamento do novo posicionamento de marca, trabalhado de forma estratégica e atenta às demandas internas e externas, os resultados foram imediatos e positivos. No último ano, ao menos dois grandes clientes foram conquistados e, com as melhorias nos processos e na infraestrutura, a qualidade do atendimento também melhorou. Consequentemente, a satisfação dos clientes aumentou.

Como prova, a Sercom foi reconhecida como a melhor empresa de contact center no 9° Prêmio Época Negócios Reclame AQUI 2019, além da premiação no XIX Prêmio ABT 2019, que aconteceu na mesma ocasião em que a nova marca foi oficialmente lançada.

Este é apenas o começo de uma nova fase: toda a implementação da nova marca deve ser concluída em 2020, incluindo novidades no site, nas redes sociais e no planejamento e execução da comunicação interna. E, por último, todo o ambiente da empresa deixará de ser azul e verde para se tornar violeta.

Curtiu o nosso rebranding? 

Acompanhe todas as novidades no nosso blog e nas redes sociais. Ah, deixa um comentário aqui para sabermos o que você achou da nova marca!

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Open chat