Descubra os benefícios do Business Intelligence para a gestão de sua empresa

Não há dúvidas que os benefícios do Business Intelligence impactam diretamente o andamento dos negócios. Isso porque aprimorar estratégias, decisões e otimizar a experiência do cliente faz toda a diferença, especialmente neste momento de incertezas que vivemos em razão da pandemia de COVID-19.

Sabe aquela infinidade de informações que parece não ter valor algum? Muitas vezes, é ali que se escondem insights valiosos, capazes de redesenhar políticas e escolhas dentro das empresas. Para chegar a esses insights existe o recurso de Business Intelligence, cada vez mais utilizado e com aplicações na gestão dos negócios.

Qualquer setor de uma companhia pode se beneficiar da análise de dados. Portanto, melhorias na gestão se refletem em variados setores e são sempre bem-vindas. Para saber mais sobre os benefícios dessa ferramenta na gestão de empresas, acompanhe o artigo até o final e tire as suas dúvidas sobre o assunto. Boa leitura! 

Como funciona o Business Intelligence?

Como mencionado, o Business Intelligence é um recurso relacionado a dados. No entanto, ele é muito mais fundamental do que parece em um primeiro momento. Além da coleta de informações, o BI compreende a sua organização e análise, seja na web ou na comunicação interna das empresas.

Entram aqui quaisquer tipos de informação. Mesmo as aparentemente irrelevantes são ótimos pontos de partida para o aprimoramento dos processos de gestão. A análise desses dados estimula insights e explicita oportunidades para gestores. Trata-se de uma otimização de negócios que interfere na competitividade do mercado.

Com o BI, as empresas conseguem fazer avaliações de métricas e desempenho a qualquer momento. A partir de relatórios ricos em informação, elas conseguem tomar decisões estratégicas mais acertadas e capazes de levar o negócio cada vez mais adiante. 

Quais os benefícios do Business Intelligence para a gestão?

Analisar dados mais amplos possibilita inúmeras vantagens, que atuam como um diferencial para qualquer empresa se colocar no mercado. A partir de insights obtidos por meio de variadas informações, decisões mais estratégicas podem ser tomadas em todas as esferas do negócio, com reflexos positivos na gestão.

Conheça alguns dos benefícios do uso do Business Intelligence:

Mensuração de produtividade

Com os dados coletados, torna-se simples utilizar métricas para avaliar o nível de produtividade da equipe. Os ganhos são em precisão e individualidade dos resultados obtidos.

Melhora no atendimento ao cliente

Como se pode imaginar, a análise de dados obtidos em vendas e pós-venda abre espaço para aperfeiçoamentos. Os gestores passam a visualizar em que etapas do processo pode haver melhorias e conseguem tomar decisões mais estratégicas que se refletem em um atendimento de excelência.

Aumento de vendas

A partir da avaliação do que está adequado no processo de jornada de compra e atendimento ao cliente, novas possibilidades se abrem e as vendas sobem. Isso acontece porque os insights surgem e levam os gestores às mudanças necessárias, muitas vezes não vistas.

Aproveitamento do marketing

Novamente, a coleta e análise de informações de todos os setores da empresa é uma forma de direcionar os recursos de forma efetiva. Assim, as decisões de marketing conseguem ser mais acertadas e levam o negócio mais longe, correspondendo às expectativas dos clientes.

Como a Sercom atua na análise de dados?

Sabendo da importância do BI para o aprimoramento de estratégias, a Sercom desenvolveu soluções de gestão da informação, possibilitando análises personalizadas e controle de dados em tempo real. Elas incluem um banco de dados SQL Server com a suíte de Business Intelligence da Microsoft (SQL Server BI, Office 365 e Power BI), além das linguagens de programação para análises preditivas e aprendizagem de máquina, como R e Python.

Essas ferramentas tornam possível realizar monitoramentos relevantes para a otimização da gestão e dos atendimentos, como:

  • Análise de mailing e propensão de vendas (clusterização de bases);
  • Análise de perfil dos colaboradores com inteligência artificial para selecionar os talentos com maior compatibilidade com os requisitos de negócio (People Analytics);
  • Análise de indicadores do call center (incluindo os de qualidade), demonstrados em tempo real.

Com relatórios publicados na web, esses recursos contribuem significativamente para melhorar a tomada de decisões.

Agora que você já conhece os benefícios do Business Intelligence, não deixe de conferir mais novidades sobre gestão para superar os desafios da crise do coronavírus. Afinal, a experiência do cliente é essencial, e seu monitoramento pode dar indicações importantes de qual caminho seguir neste período de transformações. Lembre-se: a crise vai passar, e, com muito planejamento e análise, você sairá dela preparado para ir mais longe.Se quiser saber mais sobre as soluções da Sercom para sua estratégia de atendimento multicanal, continue a visita em nosso site e conheça nossos serviços.

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