Conheça 5 benefícios do atendimento via chat

O atendimento via chat é uma das opções mais procuradas pelos clientes quando se trata de entrar em contato com as empresas. Isso se deve ao fato de, cada vez mais, o público buscar alternativas viáveis e que possam aliar modernidade e conveniência.

As organizações têm buscado soluções inovadoras para atender tais exigências, ao mesmo tempo em que se comprometem com altos níveis de satisfação por parte dos clientes. Logo, por que não aproveitar ao máximo as funcionalidades e benefícios do tão conhecido chat?

Se você também se interessa pelo assunto, acompanhe o artigo que preparamos. A partir dele, será possível ter insights que transformarão o atendimento da sua empresa. Descubra alguns motivos para apostar na ampliação das suas ferramentas de comunicação com mais esse recurso.

Vamos então saber mais sobre essa ferramenta? Boa leitura!

Atendimento via chat: como funciona?

Primeiramente, vamos lembrar que o telefone era o meio de comunicação entre clientes e empresas. Nos anos 90, com o surgimento da internet, novas formas de contato surgiram. O chat, então, trouxe a revolução do atendimento em tempo real, em um período em que aguardar no telefone era uma realidade.

Como se sabe, o atendimento via chat funciona como uma conversa em aplicativos de mensagem. Assim, é preciso que o usuário preencha um formulário breve para, então, estar em contato com um atendente online. Com uma interação por escrito, é possível tirar dúvidas, resolver problemas, consultar bases de dados, entre outras funcionalidades. 

Benefícios da ferramenta

Com tantas possibilidades, o atendimento via chat oferece, ainda, benefícios para clientes e companhias. Para 79% das pessoas, segundo uma pesquisa da Econsultancy, a preferência pelo chat se deve à rapidez no atendimento. Já para 46%, essa forma de atender é a mais eficiente.

Portanto, é hora de conhecer outras vantagens da diversificação dos canais de atendimento para os clientes. Esses benefícios se aplicam aos consumidores e às empresas, indicando o quanto o chat continua sendo usual e viável para diferentes tipos de negócio. 

1. Comodidade

Os clientes podem, simultaneamente, utilizar o chat e navegar na internet ou mesmo fazer outras tarefas. Dessa forma, o contato se torna mais cômodo para os consumidores, e a taxa de abandono diminui. Além disso, a privacidade da interação também traz comodidade, algo que não acontece no atendimento telefônico.

2. Aumento nas vendas

Com os usuários disponíveis no site da empresa para o atendimento no chat, as vendas online aumentam. Basta aproveitar a oportunidade para melhorar a disposição dos produtos no site e, assim, alavancar o interesse e o número de aquisições.

3. Melhora no atendimento ao cliente

O atendimento via chat possibilita a transcrição das mensagens, o que torna possível o monitoramento de tendências e comportamentos. A partir do acompanhamento das interações, as marcas conseguem prestar um melhor atendimento aos clientes.

4. Velocidade

O atendimento via chat é muito mais dinâmico para os colaboradores do que o telefônico. Aqui, é possível atender mais de um cliente por vez, o que otimiza o processo de comunicação. Comparado ao e-mail, as respostas são imediatas, outro ganho para quem busca a discrição do atendimento por escrito.

5. Redução dos custos

Com um atendimento mais abrangente e simultâneo, os custos com equipe diminuem, ao mesmo tempo em que não há perdas em capacidade. 

Fique por dentro das novidades

O chat revolucionou a comunicação entre clientes e marcas, trazendo interação online sem a necessidade de espera no telefone. O usuário entra em contato e recebe respostas e atendimento instantâneos, podendo tirar dúvidas, resolver problemas ou mesmo consultar status de compras e serviços.

Entre os benefícios desse recurso, que dá mais autonomia aos consumidores, está a comodidade: os clientes podem fazer tarefas simultâneas e de forma privativa. A empresa reduz custos, oferece um atendimento mais ágil e melhora o atendimento ao cliente em si. As vendas online também aumentam, já que os usuários precisam acessar o site para iniciar o diálogo.Se você gostou deste conteúdo sobre atendimento via chat, saiba que o universo de atendimento ao cliente é amplo e se aprimora com frequência. Por isso, convidamos você a continuar acompanhando as postagens aqui no nosso blog! É importante se manter atualizado para ter espaço no mercado.

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