Como a inteligência artificial pode beneficiar o atendimento ao cliente?

Como a inteligência artificial pode beneficiar o atendimento ao cliente?

A inteligência artificial tem ganhado espaço nas companhias em virtude do desejo de se ver cada vez mais à frente nas inovações. Esse ramo da ciência da computação traz benefícios em várias áreas, sendo notado, principalmente, em programas de reconhecimento e aplicações de robótica.

No entanto, a inteligência artificial tem infinitas possibilidades a oferecer para o cotidiano das pessoas, e mais: ela está cada vez mais presente nas organizações. 

Ao longo do artigo, você vai saber mais sobre o que IA é e como aplicar esse recurso a nível empresarial. Confira!

Você sabe o que é inteligência artificial?

A inteligência artificial corresponde às inovações tecnológicas, do ramo de ciências da computação, que desenvolvem dispositivos cada vez mais semelhantes aos humanos. 

Em termos práticos, esse conceito corresponde à simulação de aspectos que cabem somente a humanos, e não às máquinas, em teoria. Assim, os equipamentos eletrônicos trazem justamente uma réplica da capacidade humana de raciocinar, tomar decisões e resolver problemas.

Um detalhe é que fazer escolhas e solucionar problemas são atividades que requerem muito raciocínio, ponderação e percepção. Ou seja, de fato, é como ver dispositivos se comportando como seres humanos, da maneira mais humana que cada um deles consegue.

A inteligência artificial trabalha por meio da coleta e análise de uma quantidade imensa de dados, de modo a encontrar ligações e padrões nas amostras. Logo, ela é capaz de aprender por si mesma a se comportar como um humano de forma autônoma. Por isso, está presente em soluções com tecnologia de ponta, que agem de forma considerada inteligente.

Você com certeza conhece ou mesmo já interagiu com algum software de reconhecimento de voz, visão ou escrita. Há, inclusive, companhias com metas de aprimorar a venda de serviços com base nessa tecnologia, por ser pessoal e muito mais segura. Esses são exemplos da inteligência artificial utilizada em aplicativos e equipamentos de uso cotidiano.

A inteligência artificial no atendimento ao cliente

Vamos entender melhor essa ciência toda aplicada ao atendimento ao cliente? Amplamente difundida majoritariamente em filmes de ficção científica, a inteligência artificial (também conhecida como IA) pode impactar diretamente a relação cliente-empresa.

A meta, claro, é sempre a plena satisfação de quem compra ou contrata serviços. A ideia de algo artificial que simula a realidade humana não é nova, tendo surgido por volta dos anos 40, mas a tecnologia tem revolucionado esse meio. Entre os diferenciais, pode-se destacar a linguagem surpreendentemente natural e a facilidade de interação.

Por isso, cada vez mais organizações têm apostado na inteligência artificial para soluções mais inteligentes e humanas. E por que não? O investimento é uma prova da chegada dessa mudança: o gasto com IA a nível global vai chegar a US$ 7,3 bilhões por ano em 2022, um futuro próximo.

Essa inteligência pode dinamizar o atendimento ao cliente, trazendo respostas imediatas e adaptadas à plataforma na qual se insere. O resultado é um consumidor mais satisfeito, pois ele encontra respostas exatamente quando procura por elas. A empresa se torna, portanto, mais presente.

Além disso, a interação mais objetiva torna o atendimento mais rápido e preciso. Afinal, ninguém quer perder tempo esperando ou respondendo sobre outros assuntos, certo? E mais: as companhias ficam de acordo com o senso de urgência que domina o cenário comercial de hoje, diminuindo o risco de perder o cliente.

A inteligência artificial consegue armazenar dados e interpretá-los de forma integrada, o que proporciona melhoria contínua no processo. A cada atendimento, mais atualizado estará o sistema e, consequentemente, mais preparado para solucionar quaisquer problemas. Assim, as capacidades de atendimento das organizações aumentam, e a satisfação também.

E não se preocupe se a ideia de automatização parece despersonalizada: ela não é. Os sistemas trazem o melhor no sentido de relembrar preferências e aspectos individuais, humanizando todo o processo sem perder de vista as mudanças frequentes no público consumidor. Quando se fala sobre aprendizado e melhoria constantes, todos ganham em tempo e excelência.

Por que não ir mais longe?

A inteligência artificial trouxe para as organizações a possibilidade de presença constante, agilidade, resgate de informações e preferências, entre outros ganhos. Além das aplicações cotidianas, as empresas encontraram uma forma eficaz e humana de aprimorar o atendimento às demandas do cliente.

A tecnologia dos recursos de inteligência artificial é eficiente, e os benefícios são sentidos dos dois lados da relação. Afinal, todos prezam por qualidade e velocidade trabalhando juntas, sejam clientes, sejam organizações.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário sobre o que mais te surpreendeu nesse universo revolucionário. Esperamos você!

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