Cobrança via SMS: vale a pena investir?

O investimento em campanhas de cobrança via SMS é sinônimo de economia e praticidade para as empresas, pois cria um meio descomplicado de evitar a inadimplência. Mas essas vantagens se manifestam também para os clientes, que podem dispor de um canal simples e intuitivo para a quitação de débitos.

A companhia pode atingir esse objetivo prezando, sempre, pela discrição. Por essas razões, a proximidade que esse contato pode oferecer e o índice de sucesso indicam que vale a pena apostar na mensagem de texto. Confira, a seguir, as vantagens do sistema de cobrança via SMS e saiba por que ele é ideal neste momento. Aproveite a leitura!

O uso do SMS para cobrança

A cobrança via SMS é uma ferramenta que alia vantagens para ambos os lados. Seu uso consiste em mensagens sucintas que informam o cliente sobre pendências financeiras variadas. Na prática, é a tecnologia aliada à quitação de débitos por parte dos consumidores. Mais do que agilizar processos, as inovações tecnológicas permitem tratamentos individualizados e mais informais.

O ideal é a companhia fazer um planejamento que leve em conta as datas e horários, bem como os prazos para a quitação dos valores. O tom amigável e próximo do contato direto ajuda o consumidor a entender a mensagem como um lembrete, o que tira o peso da cobrança.

Segundo uma pesquisa da Esendex, a taxa de abertura de SMS é de 94%, o que também viabiliza essa escolha. Com tantas mensagens abertas, é natural que o índice de retorno chegue a números mais altos do que outras plataformas de cobrança: 20 a 30%, em média.

É importante ficar de olho em limites de mensagens e no tom de voz. Deve-se procurar formas individualizadas e gentis de abordar os débitos, a fim de evitar colocações que soem grosseiras. Além disso, enviar mensagens em excesso pode atrapalhar a intenção da companhia, irritando o receptor.

Vantagens da cobrança via SMS

Existem inúmeras vantagens para as empresas que utilizam a cobrança via SMS como ferramenta de recebimento de pendências financeiras. Além da própria natureza do serviço, uma vez que as pessoas estão usando seus smartphones mais do que nunca, há outras.

Confira por que vale a pena investir no recurso para dinamizar o processo de cobrança da sua companhia. Afinal, este é um momento em que a agilidade passou a contar ainda mais.

Custos baixos

Quando se pensa em outros sistemas tradicionais de cobrança, os custos de se enviar um SMS para o cliente devedor são muito reduzidos. Em comparação com cartas e ligações telefônicas, por exemplo, é acessível enviar uma mensagem de texto. Além disso, a relação custo-benefício do processo é maior, já que o índice de retorno vale a pena. 

Discrição

Mais uma vez, comparada a outras opções, a cobrança via SMS é bastante discreta e amigável. Isso acontece porque as mensagens de texto são silenciosas e privadas, o que evita constrangimentos e situações embaraçosas. Além disso, esse envio é melhor encarado pelos clientes, que consideram a mensagem muito mais como um lembrete do que como uma cobrança de valores pendentes.

Praticidade

A cobrança por mensagem se destaca pela comodidade. Isso acontece porque é prático poder agendar o envio das mensagens, permitindo a criação de campanhas e o controle dos prazos. Outro ponto é o uso de recursos como o compartilhamento de links diretos para saldar o débito, o que agiliza o processo e simplifica o pagamento.

Interatividade é o caminho para a inovação

A cobrança via SMS é uma ferramenta que permite um índice alto de retorno, aliado à discrição e aos baixos custos da operação. O processo é simples e traz comodidade para ambos os lados, com métodos práticos de pagamento como links. A partir daí, o consumidor se sente mais à vontade: a cobrança é entendida como um lembrete em momentos mais agradáveis em vez de uma colocação hostil.Para quem busca inovar em um mercado tão dinâmico, o uso da cobrança via SMS é, portanto, bastante viável. Investir em um atendimento ao cliente que seja referência é essencial em tempos de pandemia de COVID-19. Agora, que tal conhecer outro recurso inovador para elevar os resultados de sua empresa? Saiba mais sobre o SMS interativo da Sercom.

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