Chat de atendimento: 6 razões para investir - Sercom

Chat de atendimento: 6 razões para investir nessa solução

Você já reparou que os consumidores estão cada vez mais imediatistas? A correria do dia a dia faz com que seja necessário solucionar problemas de forma ágil e prática. Não dá para ficar horas em uma fila de espera quando há uma série de tarefas e deveres na agenda, não é mesmo? Nesse caso, o chat de atendimento surge como a solução ideal para obter respostas rápidas a qualquer momento.

Diante das restrições trazidas pela pandemia de COVID-19, essa opção ganhou ainda mais importância. Afinal, até quem não estava tão habituado às plataformas digitais precisou se render às facilidades da internet. Dessa forma, oferecer um bom atendimento online é fundamental para estreitar as relações com o seu público em tempos de crise.

Se você quer conquistar seus clientes com um atendimento incrivelmente ágil, chegou a hora de conhecer as vantagens do chat. Continue a leitura e descubra por que sua empresa deveria investir nesse canal.

Por que investir em um chat de atendimento?

Não é à toa que o chat de atendimento é considerado um dos canais de melhor custo-benefício e maior potencial de conversão: ele se destaca por possibilitar uma comunicação em tempo real e permitir várias interações simultâneas.

Os dados comprovam a popularidade dessa solução entre os consumidores: 73% consideram o chat a maneira mais satisfatória de se comunicar com uma empresa, enquanto 63% têm maior probabilidade de retornar a um site que oferece essa opção. Ou seja, se sua empresa ainda não investe nela, há grandes chances de que esteja perdendo oportunidades de negócios.

Direto, prático e sem burocracia, o chat possibilita um atendimento rápido, mas ao mesmo tempo humanizado. E as vantagens não param por aí. Confira os principais motivos pelos quais sua empresa deveria apostar nesse canal.

1. Conveniência para o consumidor

Um dos principais diferenciais do chat online é a praticidade e comodidade proporcionada ao consumidor, que está mais habituado do que nunca ao ambiente digital. Com a quarentena, o uso dos dispositivos móveis, que já eram parte da rotina de muita gente, aumentou consideravelmente. Observando o cenário atual, fica fácil entender por que as mensagens são o meio de comunicação preferido de grande parte dos clientes.

Amplamente aceito, esse canal de atendimento vai de encontro às necessidades do consumidor moderno, que precisa lidar com uma série de tarefas simultaneamente. Ao buscar suporte por meio de um chat, ele pode dar continuidade em outras atividades e até navegar em outros sites enquanto seus problemas são solucionados.

2. Agilidade no atendimento

A rapidez do atendimento é um dos fatores-chave para a satisfação e pode fazer toda a diferença na decisão de um consumidor. Afinal, caso não obtenha soluções imediatamente, as chances de desistência são grandes. Por essa razão, aprimorar o tempo de resposta deve ser uma prioridade de qualquer empresa que deseja alcançar bons resultados neste período de incertezas.

A velocidade proporcionada pelo chat de atendimento aumenta as chances de reter e fidelizar clientes, além de proporcionar mais oportunidades de negócios. Quando bem implementado, oferece uma agilidade nas respostas que atende às expectativas dos mais exigentes consumidores.

3. Coleta de dados

A implementação do chat como canal de atendimento oferece benefícios mútuos. Para as empresas, uma das maiores vantagens é a possibilidade de obter dados e conhecer melhor seu público. Com as informações fornecidas, pode-se segmentar a base de leads e trabalhar com ações de marketing mais eficientes, enviando ofertas e conteúdos personalizados.

Também é possível armazenar registros do histórico dessas interações. Eles podem ser usados para analisar o desempenho do atendimento e identificar problemas comuns relacionados aos seus serviços, por exemplo. Tudo isso favorece o aprimoramento das estratégias.

4. Conversas simultâneas

Enquanto o atendimento telefônico possibilita uma única conversa por vez, o chat permite que um atendente interaja com vários clientes ao mesmo tempo. Quando um deles está digitando sua resposta, por exemplo, é possível iniciar uma outra conversa. Tudo é feito de forma rápida e eficiente, melhorando a produtividade da equipe de atendimento.

Com os avanços tecnológicos, os chats online ganharam novas possibilidades. É possível utilizar a inteligência artificial para automatizar as interações. Com isso, os agentes humanos podem focar apenas nas questões mais complexas, que não puderam ser solucionadas por robôs.

5. Otimização de tempo e investimentos

Com o chat de atendimento, as filas de espera e os congestionamentos na linha são passado. O suporte simultâneo otimiza o tempo da equipe, que passa a atender mais clientes em um período menor. Além disso, sua implementação e funcionamento exige menos investimentos em estrutura física e contratações.

Essa redução de custos considerável, aliada ao ganho em eficiência dos atendentes, contribui para potencializar os lucros da empresa em longo prazo.

6. Atendimento integrado

Se você está por dentro das tendências em atendimento, certamente conhece a importância de ter uma estratégia omnichannel. Além de ser um canal adicional, o chat pode ser integrado a várias plataformas, como um sistema de CRM, softwares de atendimentos simultâneos, sistemas de inteligência artificial, entre muitas outras possibilidades.

Com uma plataforma de atendimento, é possível centralizar informações e personalizar as interações. Além disso, os canais podem atuar de forma conjunta, proporcionando ao consumidor uma experiência ininterrupta de atendimento. Os relatórios podem ser unificados, facilitando as análises.

Surpreenda seus clientes

A internet mudou drasticamente a maneira como os consumidores se relacionam entre si e interagem com as empresas. Com as restrições trazidas pela pandemia do coronavírus, as conversas online passaram a fazer parte do dia a dia da maioria das pessoas. Isso exige das empresas uma diversificação dos canais de comunicação.

O chat de atendimento surge como uma das opções mais viáveis para manter o relacionamento com os consumidores em tempos de crise. Trata-se de uma das ferramentas mais tradicionais e com maior aceitação do mercado, diferenciando-se por sua praticidade e rapidez nas respostas. Ao adotá-la, a satisfação dos seus clientes será impulsionada, assim como os seus lucros.Se você está pronto para dar o próximo passo rumo ao futuro do atendimento, continue a visita em nosso blog e conheça o Agente Digital, a melhor solução para humanizar e otimizar suas interações. Boa leitura!

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