Atendimento via WhatsApp: descubra os benefícios de implementá-lo

Atendimento via WhatsApp: descubra os benefícios de implementá-lo

Você com certeza conhece e já utilizou ou ofereceu atendimento via WhatsApp. A ferramenta é inovadora e surgiu como resposta para quem busca maneiras de melhorar a relação com os clientes. Isso porque muitas empresas têm encontrado dificuldades com horários, demora nos retornos e outros problemas que comprometem a fidelidade dos usuários.

Assim, uma boa alternativa é estar presente exatamente nos canais onde clientes e possíveis clientes estão. Por isso, se a sua empresa ainda não implementou o recurso, esta é a hora.

Ao longo do artigo, você vai descobrir por que vale a pena apostar no atendimento via WhatsApp para tirar dúvidas, vender e estar mais presente. Então, se você joga no time de quem quer se destacar, vem com a gente! Aproveite a leitura.

Como funciona o atendimento via WhatsApp?

De acordo com um estudo de 2019 intitulado CX Trends, o WhatsApp ficou em segundo lugar na preferência dos consumidores entre as plataformas preferidas para contato. O aplicativo ficou na frente de outros canais populares, como o e-mail e os chats. O principal ponto de justificativa para a adesão à ferramenta é a velocidade: as mensagens podem ser respondidas instantaneamente.

Na prática, essa decisão corresponde ao que foi mencionado anteriormente. Se é no WhatsApp que muitos usuários estão, é lá que as marcas devem estar se quiserem engajar e fidelizar esse grupo. O aplicativo é o mais usado pelos brasileiros, e já chegou aos segmentos empresariais.

Outro aspecto interessante é a utilização de conversas privadas. Ao contrário do que pode parecer, essa funcionalidade pode dinamizar o contato, uma vez que as empresas se adaptem a isso. Ganha quem aposta não só no atendimento via WhatsApp, mas em criatividade, inovação e na excelência das ações diárias.

Quais os benefícios dessa ferramenta?

São várias as razões para investir em um atendimento com o aplicativo. A seguir, confira os benefícios e saiba por que o WhatsApp pode ser um grande aliado do seu negócio. Afinal, qual companhia não quer vender e conquistar os clientes com um atendimento diferenciado, sem demora e com eficiência?

Agilidade

O grande recurso do WhatsApp é a velocidade da troca de mensagens. Essa vantagem, inclusive, é um diferencial que o envio de mensagens pelo site da empresa ou por e-mail e Facebook não consegue oferecer. Logo, o usuário tem suas dúvidas esclarecidas e pode caminhar mais rapidamente pela jornada de compra.

Flexibilidade

O aplicativo cresceu e aprimorou as ferramentas de contato. Além das mensagens, é possível enviar e receber áudios, fotos e chamadas de vídeo, tornando o atendimento mais próximo de um contato presencial.

Tempo de espera reduzido

Muitos usuários conseguem ser atendidos de imediato e, mesmo quando não são, o tempo de espera cai muito. Em vez de aguardar por dias ou semanas, os clientes recebem respostas em minutos ou horas. O recurso de mensagens de ausência das contas comerciais é uma forma de mostrar que quem está do outro lado importa e que o atendimento é individualizado. 

Contato humano

A missão das empresas tem sido buscar novas maneiras de atender, com mais humanidade. Assim, o WhatsApp é uma ferramenta que coloca o cliente em contato direto com um funcionário, tornando essa aproximação mais efetiva. A informalidade e a proximidade possibilitadas por esse recurso quebram o gelo e potencializam o engajamento do cliente.

Quer saber mais?

O atendimento via WhatsApp surgiu como um recurso cheio de vantagens, que recriou a dinâmica das relações entre usuários e empresas. Sendo um dos canais preferidos dos brasileiros para contato com as companhias, a sua adesão é uma tendência viável e lucrativa.

A ferramenta traz agilidade sem perder a humanidade, e esse contato próximo e efetivo é o que os usuários buscam para avançar no processo de compra. Estar presente onde os usuários estão e com mais flexibilidade de horário, reduzindo o tempo de espera, são as grandes apostas das marcas.

E não é só o atendimento via WhatsApp que transforma a cada dia a relação entre empresas e usuários. A tecnologia revoluciona esse processo e as novidades são constantes. Se interessou? Fique de olho no nosso blog e confira sempre o que o setor de atendimento ao cliente tem de melhor a oferecer.

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