Atendimento via vídeo: quais as vantagens?

Atendimento via vídeo: conheça os benefícios dessa modalidade

A pandemia de COVID-19 impulsionou mudanças no relacionamento com o consumidor. Em um cenário de distanciamento, o atendimento via vídeo ganhou força. A implementação desse sistema dentro das empresas, em especial, nas que têm contato direto com o público e querem se destacar no mercado, traz uma série de vantagens. O foco, acima de tudo, é a satisfação do cliente, em uma jornada que se inicia com a presença digital e a aposta nos canais certos.

Com esse recurso tecnológico, existem, ainda, outros benefícios para quem procura oferecer soluções customizadas e diferenciadas. Ao longo do artigo, você vai saber mais sobre o atendimento por videoconferência e as vantagens para as companhias que investem. Boa leitura!

O atendimento via vídeo

A tecnologia tem revolucionado a maneira como clientes e empresas se mantêm em contato, assim como as interações entre os próprios colaboradores. Nesse sentido, o videoatendimento surge como uma alternativa viável para trazer aproximação ao diálogo, aliada à velocidade que é a marca da transformação digital.

Mais do que isso, o atendimento via vídeo traz a melhora generalizada da comunicação, uma premissa que possibilita uma melhor relação com os compradores. Isso acontece porque o maior desafio das companhias hoje, para atender ao consumidor 4.0, é construir contatos mais humanos entre clientes e empresas. Logo, as inovações passaram a impactar os canais de atendimento, de modo a trazerem mais integração e proximidade.

Quais as vantagens dessa modalidade?

O público, cada vez mais, está presente nas plataformas digitais. Por isso, a solução estratégica para quem busca atender essa demanda é oferecer suporte otimizado ao cliente. Conheça algumas das principais vantagens do atendimento via vídeo e saiba o quanto ele é capaz de promover interações descomplicadas na era digital.

Experiência que se aproxima do presencial

O atendimento via vídeo é uma ferramenta capaz de recriar a dinâmica dos contatos presenciais, uma vez que, além do áudio, utiliza o vídeo. Desse modo, o cliente se sente mais confiante e melhor atendido, já que pode interagir do mesmo modo que faria pessoalmente. Produtos podem ser mostrados, seu uso pode ser explicado e a resolução de problemas é simplificada. Por isso, essa modalidade é a que mais se aproxima do atendimento presencial que tanto agrada muitos consumidores. 

Conversa em tempo real

Existem ferramentas tecnológicas que aproximam clientes e atendentes, mas seu funcionamento por escrito acaba não sendo em tempo real. Assim, o atendimento por videoconferência garante que todo o contato seja ágil e simultâneo. A grande vantagem desse aspecto é a resolução de problemas, que pode acontecer em poucos instantes.

Fidelização de clientes

O atendimento ao cliente se beneficia amplamente quando se fala em contato por vídeo. Além da agilidade citada, os consumidores ganham em personalização, e a interação se torna mais natural. Com isso, os clientes recebem um atendimento mais eficiente e único, com a identificação e solução mais rápida de questões pendentes.

Redução de custos

A diminuição ou eliminação das despesas com deslocamento é outro impacto positivo da adoção do atendimento via vídeo. Desse modo, esses recursos podem ser distribuídos em outros segmentos da empresa, com resultados mais lucrativos. Além disso, o custo-benefício obtido com o atendimento ao cliente é mais satisfatório, uma vez que a eficiência do contato também aumenta. 

Personalização é o caminho

O videoatendimento tem se mostrado uma opção funcional para atender às atuais demandas do mercado. Solucionando as questões relacionadas à distância, essa tecnologia poupa deslocamentos e agiliza o processo. Esse ganho em velocidade dinamiza o atendimento como um todo, um dos desejos de um público que busca constante inovação.

Indo além, o atendimento via vídeo garante interações em tempo real, ideais para a solução de problemas e dúvidas cotidianas. Esse benefício tem efeito direto sobre a fidelização dos clientes, que passam a ser melhor atendidos, com mais proximidade do contato presencial. O atendimento via vídeo é uma ferramenta que aproxima clientes e empresas, uma tendência que se fortaleceu em meio à pandemia. Além dessa modalidade, o WhatsApp também aposta nesse relacionamento próximo. Leia nosso artigo sobre o atendimento interativo e pessoal oferecido pelo app e esteja um passo à frente da concorrência!

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *