Atendimento por e-mail: saiba por que ele ainda é importante

Você já deve ter ouvido falar que o atendimento por e-mail se tornou obsoleto e as marcas hoje buscam soluções mais modernas. Mas será que isso é verdade mesmo?

A transformação tecnológica reinventou a comunicação com os clientes, dinamizou processos e proporcionou respostas instantâneas que poupam tempo. Isso não significa, no entanto, que o e-mail perdeu a importância. Na contramão dos recursos mais citados atualmente, o atendimento por e-mail continua sendo essencial e utilizado por muitas marcas.

Então, caso sua empresa seja adepta da interação pelas redes sociais, é hora de conhecer o e-mail. Quer saber por quê? Continue conosco até o fim do artigo e descubra mais sobre esse tipo de atendimento e as vantagens de utilizá-lo. Afinal, quem não quer inovar e se destacar com um atendimento à altura dos clientes? Boa leitura! 

Por que o atendimento por e-mail ainda é relevante?

Se você tem dúvidas sobre o alcance do recurso, não precisa ter mais. Entre os consumidores, 72% preferem ser contatados por e-mail em vez de ligações telefônicas, por exemplo. Ou seja, apesar do surgimento das redes sociais e dos chats, os e-mails ainda são preferência por parte dos brasileiros. 

Além disso, 58% das pessoas no Brasil abrem e-mails quando recebem notificações. Assim, a chance de o conteúdo ser recebido e lido é uma ótima justificativa para ainda utilizar o recurso. Vale ressaltar que, com o aumento da conectividade promovido pela quarentena, durante a pandemia de COVID-19, o e-mail ganhou ainda mais relevância, conquistando novos usuários.

Desse modo, o uso crescente das redes sociais não precisa e não deve anular o envio de e-mails com objetivos pré-estabelecidos. Esse é o diferencial das empresas que se destacam no atendimento ao cliente, e é possível oferecer esse recurso com excelência. 

Conheça as vantagens desse recurso

Oferecer atendimento por e-mail ao cliente abrange alguns aspectos relevantes, que são fáceis de serem alcançados com esse tipo de ferramenta. Um deles, por exemplo, é o fato de poder ser aberto em qualquer lugar por meio dos dispositivos móveis, fator essencial para manter o relacionamento com os clientes em tempos de quarentena.

Essa praticidade é só o começo das vantagens. Ele também permite envio e respostas fora do horário comercial, o que alcança clientes. A privacidade é outro ponto-chave, já que as mensagens podem ser acessadas sem serem ouvidas ou lidas por outras pessoas ou colegas de trabalho. O tempo economizado sem filas ou aguardando atendentes é outra vantagem.

É possível, ainda, arquivar mensagens e acessá-las futuramente. As empresas ganham amplas possibilidades de envio de links, pesquisas e arquivos multimídia. Os gastos são reduzidos em relação a outros recursos, o que também pode ser uma vantagem interessante para muitos gestores durante a crise do coronavírus.

Atenda por e-mail com excelência

Existem dicas simples que transformam a maneira de prestar o atendimento por e-mail. Se você busca um diferencial, comece transparecendo exclusividade e invista em bons assuntos. Incluir o nome do cliente é uma boa opção. Avalie também o dia e horário de envio, que pode ser testado e variado.

As respostas que confirmam o recebimento do e-mail também são úteis e tranquilizam o consumidor. Além disso, priorizar as demandas urgentes é uma forma de se organizar adequadamente. O gerenciamento de e-mails, portanto, é uma ferramenta bastante funcional.

Por fim, não deixe faltar aos colaboradores o histórico de mensagens. Ele é essencial para o bom andamento das demandas e resolução de problemas de forma ágil e eficaz. Com as inovações tecnológicas, novas ferramentas surgiram para facilitar os processos e auxiliar os colaboradores da área de comunicação.

Invista em soluções para atendimento

O atendimento por e-mail, ao contrário do que pode parecer, ainda é uma opção forte para estar em contato e vender. A maioria das pessoas acessa a caixa de e-mails com frequência e de quaisquer dispositivos, facilitando o alcance. Além de horários variados, a discrição é outra vantagem.

Quem busca um atendimento que seja referência deve investir em gerenciamento. Estabelecer prioridades e trabalhar com personalização são ótimas formas de utilizar o recurso. O histórico guardado da troca de mensagens é outro ponto que deve ser melhorado ou iniciado, independentemente do negócio.Além do atendimento por e-mail, existem várias opções viáveis para inovar e minimizar os impactos da crise do coronavírus, melhorando a experiência dos clientes. Se você também se interessa por esse assunto e quer reinventar seu negócio durante este período de quarentena, não deixe de conferir algumas soluções para atendimento que transformam a relação com os consumidores.

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