Atendimento online: 5 recursos para levá-lo ao próximo nível

Atendimento online: 5 recursos para levá-lo ao próximo nível

O crescimento contínuo no uso da internet está revolucionando a maneira como empresas e consumidores se relacionam. Essa nova realidade ganhou ainda mais evidência em meio às restrições trazidas pela pandemia de COVID-19. Com os clientes mais conectados do que nunca, disponibilizar atendimento online já não é apenas um diferencial competitivo. Trata-se de um fator fundamental para o sucesso de qualquer marca.

A realidade é que a maior parte das pessoas já está acostumada a realizar as mais diversas tarefas no ambiente digital. E isso, sem dúvida, inclui buscar suporte das empresas para sanar dúvidas, solucionar problemas ou fazer sugestões. 

Plataformas como redes sociais e aplicativos de mensagens têm se mostrado excelentes meios de se conectar com clientes e construir relacionamentos. Os benefícios de adotar o atendimento online são mútuos, e os avanços tecnológicos tornaram possível deixá-lo ainda melhor.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, está no lugar certo! Continue com a gente e descubra as melhores soluções para engajar e surpreender seus clientes. 

Qual a importância do atendimento online?

Você sabia que, em 2018, 70% da população brasileira já usava a internet? Isso equivale a 126,9 milhões de pessoas, número que certamente alcançou crescimento em 2020. Afinal, a quarentena fez com que muita gente precisasse recorrer às ferramentas digitais para manter os negócios ou simplesmente se conectar a amigos e familiares.

O consumidor moderno está mais habituado ao digital, com mais acesso a informações e tem pleno poder de decidir com quem negocia e por quais canais. Para se adequar a esse novo perfil, é imprescindível adotar o atendimento online. 

Essa estratégia, que pode utilizar diversas plataformas digitais integradas, empodera o consumidor com informações relevantes e uma abordagem personalizada. Trata-se de um meio de se conectar aos clientes atuais e potenciais por meio de ferramentas digitais, como as mídias sociais, e-mails, aplicativos, chats, entre outras opções.

Um de seus maiores diferenciais é a praticidade. Afinal, com a correria do dia a dia e a agilidade possibilitada pela internet, o imediatismo passou a fazer parte do comportamento do consumidor. Outra vantagem do atendimento online é a facilidade no registro das informações transmitidas. Os históricos e dados armazenados podem ser muitos úteis para encontrar possíveis falhas e tornar o atendimento cada vez melhor.

Oferecer opções mais práticas de atendimento melhora a imagem da empresa, que passa a ser considerada moderna e preocupada em oferecer uma boa experiência. Isso amplia seu alcance e faz com que cada vez mais pessoas interessadas em suas soluções sejam atraídas.

Considerando que 52% dos consumidores afirmam que sua primeira interação com as marcas acontece online e 44% utilizam de 3 a 5 canais diferentes de atendimento, de acordo com um relatório da Microsoft, não há como negar a importância de uma estratégia multicanal que contemple opções online.

Como melhorar seu atendimento online?

Estar presente nos canais mais utilizados por seu público é um meio de facilitar as interações, além de tornar o atendimento mais eficiente. Contudo, hoje existem opções e recursos tecnológicos que ajudam a deixá-lo ainda melhor, surpreendendo e cativando os clientes.

Conheça alguns deles e fique por dentro das principais tendências.

1. Agente digital

Se você acredita que o atendimento automatizado é sempre frio e impessoal, está na hora de rever seus conceitos. Esse sistema de inteligência cognitiva substitui a interação humana por máquina. Com a capacidade de aprender e aplicar novas linguagens e abordagens, ele dinamiza o atendimento ao cliente de uma forma humanizada.

Sendo assim, mais do que simplesmente replicar respostas automatizadas e prontas, o agente digital é capaz de aprimorar seus diálogos e tornar a experiência do usuário no atendimento online cada vez melhor.

2. Autoatendimento

Você sabia que 75% dos consumidores preferem o autoatendimento para solucionar problemas ou dúvidas? De acordo com a QMinder, a razão por trás dessa preferência é o gosto por se sentir no controle das decisões.

Páginas de FAQ e chats automatizados com inteligência artificial tem se tornado cada vez mais frequentes, respondendo às perguntas menos complexas de forma objetiva. Isso diminui a demanda por atendimento humano, liberando a equipe de atendimento para lidar com questões mais difíceis de solucionar.

3. Mensagens em tempo real

Como vimos, o consumidor está cada vez mais imediatista. Afinal, em sua rotina agitada, não há tempo para aguardar horas por uma resposta. Por essa razão, as opções de atendimento em tempo real, como o chat online e o WhatsApp estão ganhando popularidade e são uma das principais tendências de atendimento atualmente.

Isso não significa, contudo, que é preciso abandonar o e-mail e o SMS. Cada consumidor tem suas preferências quando o assunto é buscar suporte, e diversificar as opções é a chave para conquistar cada vez mais clientes.

4. Plataformas de atendimento

Cada vez mais utilizadas, as plataformas reúnem todos os recursos necessários para implementar o atendimento online de forma efetiva. Elas centralizam vários canais, facilitando o gerenciamento da comunicação e a análise de dados. 

Ao utilizar esse tipo de sistema, é possível automatizar atendimentos e realizá-los de maneira simultânea, o que acaba com as filas de espera e aumenta consideravelmente a satisfação dos clientes. Além disso, torna-se viável adotar uma estratégia omnichannel, proporcionando uma experiência integrada e coerente em todos os canais.

5. CRM

Uma plataforma de CRM consegue centralizar as informações de marketing, atendimento e vendas, independentemente do canal utilizado nos contatos. Com isso, torna possível antecipar tendências e atender às necessidades dos consumidores da melhor forma.

É possível utilizar esse software de maneira integrada com a plataforma de atendimento, o que resulta na simplificação de processos, personalização das interações e, consequentemente, satisfação dos clientes.

Vamos inovar juntos?

Neste mundo hiperconectado em que vivemos, ignorar a necessidade da presença digital é perder clientes e oportunidades de vendas. Hoje, os consumidores estão habituados a realizar as mais diversas atividades no ambiente digital. Para manter-se relevante, é preciso investir em atendimento online, que, com o auxílio da tecnologia, pode se tornar cada vez mais eficiente.Agora que você já conhece alguns recursos que são tendência em atendimento ao cliente, queremos te convidar a dar o próximo passo em direção ao futuro das interações e conhecer as mais modernas soluções para a sua estratégia multicanal. Vamos lá!

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Open chat