Atendimento digital: por que investir? - Sercom

Atendimento digital: por que sua empresa deveria investir?

O crescimento do atendimento digital por parte das empresas tem acompanhado o cenário social, que também apresenta um número cada vez maior de brasileiros online. A conectividade em território nacional chegou em 2019 a 74% da população, com dados recordes até mesmo em zonas rurais e classes mais baixas. Por isso, mais do que nunca, é imprescindível que a sua empresa busque soluções online para oferecer um atendimento de excelência aos consumidores.

Todo esse cenário já seria razão suficiente para investir em um bom atendimento digital e, agora, há um motivo a mais. A crise gerada pela pandemia de COVID-19 aumentou a conectividade ao redor do mundo, e as pessoas passaram a usar mais a internet. Com isso, ações e procedimentos online ganharam força, assim como o contato com as empresas em todas as etapas da jornada.

Este é o momento de dar esse passo, ou mesmo diversificar seus canais. Ao longo do artigo, você vai conferir por que apostar em um atendimento virtual é uma decisão certeira e quais tipos de ferramentas podem ser ideais para o seu negócio. Boa leitura!

Benefícios do atendimento digital

O atendimento via canais digitais traz inúmeros benefícios, principalmente quando se discute a facilidade de encontrar os clientes. Afinal, se é na internet que eles estão, é lá que a sua empresa também deve estar, principalmente agora, com o aumento da conectividade. Logo, as possibilidades de engajamento e até mesmo o surgimento de insights se expandem.

O tempo de retorno pode ser outro diferencial, dependendo da plataforma escolhida. Respostas instantâneas podem ser complementadas pela dinâmica de interações com o envio de arquivos, que simplificam o atendimento em qualquer segmento.

A proximidade que se estabelece na relação entre cliente e empresa é mais um aspecto notável do atendimento digital. Além da troca imediata, o uso de plataformas como redes sociais, WhatsApp e chat, por exemplo, permite a adoção de uma linguagem menos formal. O resultado é uma comunicação mais fluída e mais acessível para o público que compra e consome. 

Quais são as melhores soluções em atendimento digital?

Existem várias opções disponíveis para a sua empresa investir quando se fala em atendimento digital. Todas apresentam o benefício da simplicidade do mundo online, mas com diferenciais únicos e com diferentes propostas. Não perca mais tempo e saiba qual delas é a melhor para o seu negócio.

Redes sociais

Essas plataformas são utilizadas por um número enorme de pessoas, possibilitando uma interação simples e com troca de arquivos. Além disso, a relação é próxima e o contato é mais informal, tornando a empresa mais acessível para os consumidores.

E-mail

O e-mail é uma ferramenta ainda bastante utilizada, ideal para clientes que estão em horário de trabalho, por exemplo. É um canal discreto e que permite mensagens mais longas com facilidade, sendo também viável para públicos de faixa etária mais alta.

Chat

Já apresentamos no blog algumas vantagens do chat, que é outro recurso ideal para comunicação instantânea. Assim como as redes sociais, ele permite troca de arquivos e mantém o histórico das conversas, agilizando o atendimento e a resposta.

WhatsApp

Bastante popular, o WhatsApp já chegou a inúmeras empresas e traz dinamismo para a interação. Arquivos de áudio, vídeo e imagens são um ponto positivo, além de conversas em tempo real e um tom mais próximo e fácil de entender.

Atendimento omnichannel: um passo a mais para encantar o cliente

Apostar em um bom atendimento digital é o caminho para manter a proximidade com quem faz as marcas existirem. Com tantas pessoas online o tempo todo e as possibilidades da plataforma, é um meio para respostas rápidas, interações dinâmicas e solução de demandas variadas.

WhatsApp, chat, e-mail e redes sociais são ótimos exemplos de onde investir seus recursos em atendimento digital. Eles podem ser escolhidos a partir dos diferenciais visados pelo público-alvo, como transferência de arquivos e tempo de resposta. Mas quem busca se diferenciar pode integrar esses sistemas e se fazer presente em várias plataformas.É possível ir além quando se fala em atendimento digital. Para expandir seus recursos e se diferenciar, você pode conhecer o atendimento omnichannel, ideal para alcançar clientes onde quer que eles estejam, em especial durante a pandemia. Por que não aproveitar o momento e fazer as mudanças necessárias para crescer?

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