Agente digital para Whatsapp

Agente digital para WhatsApp: o que é e quais as vantagens?

Não é à toa que empresas dos mais variados segmentos já incluíram entre suas opções de atendimento o agente digital para WhatsApp. O aplicativo de mensagens mais usado pelos brasileiros é essencial para organizações que desejam manter um relacionamento com os seus clientes, e os sistemas de inteligência artificial tornam as interações feitas por meio dele ainda mais efetivas.

Você provavelmente já falou com agentes digitais. Tratam-se de robôs que simulam conversas humanas, esclarecendo as principais dúvidas dos clientes. Ao integrá-los ao aplicativo, as vantagens são inegáveis. Então que tal conhecê-las melhor e levar inovação para as suas interações?

Neste artigo, você vai entender a importância de usar o WhatsApp estrategicamente para ampliar suas opções de atendimento, além de entender o que é um agente digital e como ele potencializa os benefícios do app. Vamos lá!

O que é agente digital

Primeiramente, vamos entender melhor o que é agente digital. Trata-se de um sistema de inteligência cognitiva que substitui a interação humana por máquina. Com a capacidade de aprender e aplicar novas linguagens e abordagens, ele dinamiza o atendimento ao cliente de uma forma humanizada.

Sendo assim, mais do que simplesmente replicar respostas automatizadas e prontas, esse sistema é capaz de usar a inteligência artificial para aprimorar seus diálogos e tornar a experiência do usuário cada vez melhor.

Uma das chaves para o sucesso desse recurso é a humanização nos contatos. Afinal, consumidores querem ser tratados de forma amigável, e a tecnologia do agente digital torna isso possível. Com ela, é possível obter conversas claras e fluidas que de fato ajudem os clientes a solucionar seus problemas mais comuns.

A importância do atendimento via WhatsApp

Você sabia que o WhatsApp já está presente em 99% dos smartphones do Brasil? Esse é o maior percentual já registrado pela pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. Dentre os usuários do aplicativo, 93% afirmam abri-lo diariamente. Isso o coloca entre os principais canais de comunicação do país.

A razão para o sucesso do aplicativo é simples. Sua interface é intuitiva e possibilita variados tipos de interação. Por meio dele, qualquer pessoa consegue enviar imagens, mensagens de voz e até fazer chamadas de vídeos com bastante facilidade. Isso popularizou a ferramenta entre os mais variados públicos — mesmo aqueles que ainda não estão muito habituados ao ambiente virtual.

Com a pandemia do coronavírus e as medidas de isolamento, a adoção do aplicativo foi ainda mais longe. Segundo o site Cnet, que obteve dados oficiais do Facebook, o número de chamadas em vídeo e áudio realizadas no WhatsApp dobrou, com picos nos países mais impactados pela COVID-19. A razão é clara: com o confinamento, os usuários estão buscando novos meios de interagir.

Sendo assim, oferecer atendimento pelo WhatsApp vai muito além de estar presente em mais um canal. É oferecer suporte por meio da ferramenta em que seus clientes estão interagindo todos os dias com os seus amigos e parentes. Isso mostra que sua marca está antenada e se preocupa em atendê-los da maneira mais prática e acessível.

Além da praticidade, também figuram entre as vantagens do atendimento via WhatsApp a familiaridade e a rapidez proporcionadas pelo app de mensagens, que conquistou relevância no âmbito empresarial a partir da criação do WhatsApp Business, em 2017. Desde então, ele vem sendo usado para várias funcionalidades, como vendas, SAC e pós-vendas.

Para tornar o atendimento nessa plataforma ainda mais ágil e eficiente, a melhor opção é o agente digital, que automatiza as mensagens simulando interações humanas. Quer saber por que ele é ideal? Continue com a gente!

Vantagens de integrar o agente digital ao WhatsApp

A integração do agente digital com o WhatsApp era impossível até algum tempo atrás. Contudo, a liberação da API possibilitou a automação das mensagens e seu controle por sistemas de inteligência artificial, que já eram usados em canais como os chats de websites e o Facebook Messenger.

Com o agente digital, tornou-se possível estabelecer interações significativas, com diálogos muito próximos daqueles estabelecidos pelos seres humanos. Tudo isso com grande agilidade de retorno, fator que contribui para tornar a experiência dos clientes ainda melhor.

Entre as vantagens do uso desse recurso no Whatsapp estão a possibilidade de captar dados para oferecer ofertas personalizadas, as integrações com plataformas de CRM e a alta disponibilidade. Trata-se de uma solução com ótimo custo-benefício e incrivelmente escalável, que traz eficiência aos atendimentos e resulta em clientes mais satisfeitos.

Utilizando uma boa plataforma, é possível integrar canais de interação e manter em todos os atendimentos o mesmo padrão, independentemente do canal utilizado. Por isso, se você está em busca de elevar o nível de suas interações para melhorar a satisfação de seus clientes, esta é a hora de considerar investir nessa solução.

Faça parte do futuro do atendimento

Se você chegou até aqui, já sabe como o WhatsApp ganhou importância nos setores de atendimento. Considerando que quase todos os portadores de smartphones no Brasil já utilizam o aplicativo, fica fácil entender por que cada vez mais empresas estão investindo nesse canal.

Mas se você gosta de estar sempre um passo à frente quando o assunto é inovação, o agente digital é a solução que falta para levar seu atendimento via WhatsApp a um novo nível de excelência. Com ele, é possível trazer agilidade e eficiência para as interações reduzindo o esforço humano.Se tiver interesse em saber mais sobre essa solução, queremos te convidar a dar o próximo passo e conferir o artigo que preparamos para mostrar por que o agente digital é o melhor do atendimento humanizado. Boa leitura!

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