5 vantagens do atendimento via chat para empresas B2B

Você sabe como funciona o atendimento via chat para empresas B2B? É importante entender, antes de tudo, que a dinâmica de companhias que têm outras empresas como público final é diferenciada. Por isso, o investimento nesse tipo de atendimento é viável e vai de encontro às necessidades das organizações que estão do outro lado.

A seguir, você confere como funciona o atendimento via chat para esse modelo de parceria comercial e quais as vantagens dessa ferramenta. Com o crescimento das compras e atendimentos online na pandemia de COVID-19, esta é a hora de descomplicar e inovar nas relações entre empresas. Aproveite a leitura!

O atendimento para empresas B2B

Algumas das premissas do atendimento para empresas B2B são diferenciadas, por se tratar de uma relação que envolve corporações em ambos os lados. Logo, estamos falando de um atendimento prestado por empresas que vendem para outras empresas, o que muda as prioridades e necessidades.

De modo geral, pode-se destacar a relevância das negociações e dos planos personalizados de negócios. Assim, são vendidos produtos e serviços com condições especiais, ou seja, preços e prazos diferenciados. O objetivo é construir uma relação com base em confiança, credibilidade e gestão de crises. Por isso, a assistência oferecida é tão importante.

É nesse meio que se insere o atendimento via chat, que traz possibilidades para quem usa plataformas online para vender a outras companhias. Em meio à pandemia, o mundo virtual vem ganhando cada vez mais força, tanto para vendas quanto para atendimentos.

Benefícios do atendimento via chat

Mas, afinal, por que o atendimento via chat traz benefícios para esse tipo de empresa? Um exemplo de negócio B2B com grande viabilidade online é o e-commerce, mas há, ainda, outras formas de oferecer produtos e serviços. Conheça, a seguir, as principais vantagens de engajar clientes com a tecnologia do chat.

1. Atendimento personalizado

A personalização é uma das palavras-chave para encantar no mundo B2B. É a partir dessa individualidade que é possível oferecer exatamente o que o comprador busca, de acordo com o que o público final espera dele. Logo, a meta é construir uma relação de confiança e proximidade, ofertando planos exclusivos e diferenciação em preços e prazos.

2. Economia de tempo

Comparado a outras plataformas, o atendimento via chat ganha muito em tempo de resposta. A conversa instantânea é ideal para prestar assistência, vender e atuar em diferentes níveis de gestão de crise. Respostas rápidas são muito valorizadas pelas empresas. Portanto, leve esse detalhe sempre em consideração.

3. Captação de dados

Antes do atendimento em si, o uso de formulários breves auxilia as empresas na captação de dados dos usuários. Assim, torna-se mais fácil entender qual é o público do negócio B2B, um aspecto essencial para a construção de planos especiais e comunicações estratégicas.

4. Estrutura completa

Investir em um atendimento via chat para B2B é o melhor caminho para garantir um suporte completo. Isso porque é possível contratar não apenas o software de chat propriamente dito mas, também, os operadores, tendo em vista que algumas empresas de contact center oferecem soluções integradas.

5. Oportunidades comerciais

O usuário B2B espera encontrar o chat na página em que acessa, assim como o público B2C. Por isso, é necessário oferecer a ferramenta para expandir as possibilidades de negócio. O recurso agiliza as ofertas e negociações, bem como o suporte prestado, que influencia o pós-venda e a fidelização de clientes.

Buscando estratégias de inovação

Quando se fala em empresas B2B, a diferenciação nos serviços oferecidos é a base para um atendimento também diferenciado. Preços, prazos, tempo e credibilidade têm um peso grande, e o uso do chat dinamiza esse processo. A tecnologia ajuda no entendimento de necessidades e amplia as possibilidades comerciais, um dos benefícios do chat.

Entre as outras vantagens desse recurso estão a economia de tempo e as respostas ágeis, que auxiliam na venda e na fidelização. A captação de dados também é facilitada, assim como a personalização. E mais: investir em chat vai além do software. Afinal, os atendentes podem fazer parte dessa transformação.

Se você busca inovar ainda mais, que tal conhecer outros recursos além do atendimento via chat? Nossa dica para os apaixonados por transformação é a newsletter da Sercom. Inscreva-se e fique por dentro de tudo o que o nosso time está preparando para descomplicar, cada vez mais, as interações.

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Open chat