Atendimento automatizado

5 vantagens do atendimento automatizado que sua empresa não pode ignorar

Não é segredo o quanto o atendimento automatizado impacta na qualidade do serviço prestado. A interação com a empresa acaba sendo, muitas vezes, o aspecto mais determinante na hora do consumidor concluir a compra. Por isso, é interessante investir nessa área para encantar e vender mais.

Ao longo do artigo, você vai descobrir as vantagens do atendimento automatizado que não devem ser ignoradas pela sua empresa. Além disso, saiba por que o momento de investir nessa ferramenta é agora. Seus clientes vão agradecer!

O que é atendimento automatizado?

O atendimento automatizado é aquele que não precisa da ação humana para acontecer, ou seja, que é realizado pelos comandos das máquinas. Justamente por isso, surge o desafio de transformar esse tipo de atendimento em uma interação cada vez mais humana.

O grande passo que tornou essa realidade possível foi o surgimento da inteligência artificial, que passou a ser aplicada em inúmeros recursos e processos. A partir dela, a imitação de conversas humanas se tornou comum em ferramentas como chatbots, por exemplo.

Com aprimoramento constante, o atendimento automatizado foi se tornando cada vez mais capaz de entender o que é dito ou escrito e, ainda, responder. Desse modo, a agilidade nas interações se tornou mais acessível. Vale lembrar que o tempo investido no atendimento é extremamente relevante para os consumidores, e também impacta as empresas.

Em um cenário definido pelo tempo escasso e a necessidade de realizar tarefas em instantes, o ganho em agilidade é precioso. Com a pandemia da COVID-19, a presença online dos consumidores aumentou, e a busca por suporte virtual também. Portanto, esse é o momento de investir em melhorias e inovações, e o atendimento automatizado é uma delas.

Vantagens desse tipo de atendimento

Se você ainda não se convenceu, aqui vão algumas estatísticas sobre atendimento ao cliente. Após uma experiência ruim, 58% dos consumidores deixam de fazer negócio com a respectiva marca, enquanto 60% já deixaram de comprar algo devido ao mau atendimento.

O atendimento automatizado é uma alternativa inovadora, tecnológica e que descomplica a relação entre consumidores e empresas. Quer saber quais as vantagens desse tipo de recurso? Confira:

1. Alívio na sobrecarga de atendimento

Com a presença de um sistema automatizado, não é preciso que os atendentes humanos se sobrecarreguem atendendo os clientes. Apenas as demandas mais complexas são transferidas para o atendimento humano, pois muitas delas não apresentam necessidade. Assim, é possível obter mais eficiência.

2. Redução no tempo de espera

O atendimento automatizado é capaz de conduzir vários contatos simultaneamente, o que reduz o tempo de interação. Além disso, a espera para o atendimento também não é mais um problema, já que não é preciso aguardar na linha para ser atendido. Desse modo, o tempo necessário para o processo como um todo diminui, impulsionando uma experiência positiva.

3. Equipe mais motivada

Sem a sobrecarga de atendimentos e a má distribuição de demandas a partir da triagem, a equipe se sente mais motivada e útil. Na prática, os colaboradores se tornam mais aptos a conduzirem os atendimentos necessários e de maior complexidade, e para os quais têm mais habilidade.

4. Uso de dados

O sistema automatizado conta com uma base de dados ampla e centralizada, que serve de referência para as melhores tomadas de decisão. Os agentes digitais, por exemplo, acessam esses registros e o histórico para oferecerem as ofertas e soluções mais adequadas. Esse histórico, indo mais além, é muito eficiente para a personalização do atendimento, ideal para quem busca excelência.

5. Satisfação do consumidor

Por fim, a satisfação do consumidor aumenta. Com menos tempo necessário e mais eficiência na solução de problemas, além do atendimento de excelência, os resultados são clientes mais satisfeitos e com boas experiências a serem compartilhadas.

Em busca de humanização

A busca crescente por dinamismo e agilidade no contato com o cliente, potencializada pelos avanços tecnológicos, deu origem ao atendimento automatizado. Entre as vantagens, estão tempo de espera reduzido, fim da sobrecarga da equipe e um melhor serviço prestado com acesso à base de dados.  Logo, a experiência do consumidor é cada vez mais satisfatória.A inteligência artificial trouxe ao atendimento automatizado a capacidade de atuar de forma humanizada. Afinal, os consumidores gostam de interagir com sistemas que imitam as conversas reais, e isso se tornou possível. Se você busca o melhor da tecnologia aliada à humanização, não deixe de conferir nosso artigo sobre o Agente Digital.

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