5 vantagens do atendimento ao cliente nas redes sociais

Afinal, por que vale a pena apostar no atendimento ao cliente nas redes sociais? Cada vez mais empresas têm feito parte dessa realidade, disponibilizando aos consumidores novas plataformas para comunicação, venda e mesmo pós-venda.

É fácil entender por que é viável estar onde os clientes estão, e os números provam exatamente isso. O Brasil tem 140 milhões de usuários de redes sociais e foi um dos países com maior aumento desse índice em 2019. Por isso, elas se transformaram em uma ferramenta forte no mundo do marketing e dos negócios.

Fique com a gente até o fim do artigo e conheça algumas vantagens do atendimento ao cliente nas redes sociais para a relação entre marca e usuário. Além disso, saiba mais sobre o cenário virtual do país e o quanto os brasileiros são fiéis às redes. Boa leitura!

O atendimento ao cliente nas redes sociais

Você sabia que o Brasil é o segundo país do mundo com mais tempo de uso de internet por dia? Esse dado é um dos indicativos do quanto o público nacional opta por utilizar ferramentas virtuais para todo tipo de comunicação. 

Além disso, sobre as redes sociais, algumas delas são verdadeiras gigantes e representam uma opção viável para as empresas. Facebook e Instagram, por exemplo, têm conquistado cada vez mais usuários, que buscam encontrar as empresas exatamente nesses locais.

No país, o Instagram chegou a 69 milhões de usuários em 2019 e o Facebook conta com 2 bilhões. Outras redes, como WhatsApp, ganharam recursos como o WhatsApp Business, ideal para empreendedores e empresas que querem estar mais próximos dos clientes.

O engajamento dos usuários é um dos motivos para as companhias fazerem parte desse mundo virtual. Confira, a seguir, algumas vantagens de contar com o atendimento ao cliente nas redes sociais para impulsionar o seu negócio e se destacar com inovação.

Quais as vantagens dessa ferramenta?

Que as redes sociais expandem o potencial das empresas, não há dúvidas. Vamos conhecer os pontos positivos dessa ferramenta no atendimento aos usuários? 

1. Agilidade

O que o consumidor quer? Respostas rápidas e a resolução de problemas sem demora. A presença nas redes sociais permite que as empresas atendam essa demanda de forma simples e natural, e o ganho de tempo é mútuo. As companhias também economizam tempo com esse atendimento, dinamizando o processo.

2. Engajamento

Mais uma vez, quando os usuários estão nas redes sociais, a interação gera engajamento. Logo, o alcance da marca, das promoções e das opiniões dos clientes ganham impulso e alcançam mais e mais usuários todos os dias. Essa expansão também é benéfica para todos.

3. Proximidade

O atendimento ao cliente nas redes sociais proporciona um contato mais estreito entre as companhias e os clientes. Por se tratar de uma comunicação mais dinâmica e informal, a proximidade é maior e a humanização é um ponto positivo. Consumidores se sentem mais à vontade lidando com marcas humanas.

4. Métricas

O atendimento pelas redes sociais possibilita o uso de métricas, que podem ser analisadas pela empresa. Esse feedback levam a insights, melhores estratégias de conteúdo e serviços, prospecção de novos clientes e tomadas de decisão mais efetivas para todos os envolvidos.

5. Reputação

Por fim, as empresas se beneficiam desse cenário, uma vez que potenciais consumidores podem encontrá-las facilmente. Mais do que isso, bons atendimentos são divulgados e melhoram a imagem das marcas.

Sua meta é a excelência?

As redes sociais são parte da rotina de milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Por isso, as companhias têm feito cada vez mais parte desse cenário, criando não só perfis nas redes, mas também canais de atendimento rápidos e eficientes.

Entre as vantagens desse recurso, pode-se citar a agilidade do atendimento, o uso de métricas para atender melhor às demandas geradas, engajamento e mais proximidade. Além disso, a reputação da organização melhora com o alcance das opiniões sobre bons atendimentos nas redes.

Você também é apaixonado por esse universo, assim como a nossa equipe? Fique por dentro de mais soluções e dicas para inovar, e não só no atendimento ao cliente nas redes sociais: o tempo todo.E por falar em soluções, o que acha de continuar a visita em nosso site para descobrir como oferecer, de uma vez por todas, o melhor atendimento que seu cliente já teve? Confira as ferramentas e serviços mais modernos para uma estratégia multicanal.

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