5 razões para automatizar seu atendimento via WhatsApp

Você percebeu como os relacionamentos entre marcas e clientes mudaram nos últimos meses? A pandemia causada pelo coronavírus mudou a nossa rotina e trouxe a necessidade de adaptação nas formas de contatar clientes. Com isso, opções digitais, como o atendimento via WhatsApp, ganharam força. 

O avanço da conectividade no período impulsionou a adesão desse canal por parte dos consumidores, aumentando a demanda pelo suporte via mensagens. Assim, empresas de todo o Brasil estão lidando agora com o desafio de escalar o atendimento pelo aplicativo, reduzindo o tempo de espera. Para isso, nada melhor do que os agentes digitais!

Quer saber como esse recurso pode transformar suas interações? Continue com a gente e descubra todas as vantagens do atendimento automatizado via WhatsApp!

O atendimento via WhatsApp

Com os avanços tecnológicos e as mudanças nos hábitos dos consumidores, surge a necessidade de as empresas buscarem novos meios de interagir com clientes. Nesse cenário, uma das principais alternativas encontradas para manter a proximidade com o público é a adoção do atendimento via WhatsApp, modalidade que cresceu mais de 100% durante a pandemia.

O app de mensagens, que ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários no mundo, já faz parte do dia a dia de milhões de brasileiros e é um dos principais canais de comunicação do País. Sua ampla adoção pelos consumidores o tornou um ótimo meio de fazer negócios e manter o contato com os clientes. Afinal, nada mais efetivo do que estar onde seu público está.

Com uma interface simples e intuitiva, o WhatsApp possibilita diferentes tipos de interação, o que o torna viável para empresas de variados segmentos. Para os clientes, a principal vantagem é a comodidade. Afinal, eles já o utilizam diariamente para conversar com amigos e familiares, então, por que não interagir com empresas para esclarecer dúvidas ou realizar compras?

Com a popularização da ferramenta no meio empresarial, surgiram novas versões do aplicativo voltadas a empresas. Assim, com o desenvolvimento do WhatsApp Business API, tornou-se possível a automatização por meio de robôs, ideal para atender à crescente demanda e otimizar processos.

Razões para automatizar

A inteligência artificial trouxe novas possibilidades para o atendimento ao cliente. Hoje, atendentes virtuais conseguem reconhecer problemas e esclarecer dúvidas com máxima agilidade. Não à toa, empresas de diversos segmentos têm recorrido aos robôs para eliminar a espera e agilizar as interações com os consumidores.

Nesse cenário, o agente digital tem ganhado destaque. Trata-se de um sistema de inteligência cognitiva que substitui a interação humana por máquina. Com a capacidade de aprender e aplicar novas linguagens e abordagens, ele dinamiza contato de uma forma humanizada. Pode ser integrado com variados canais, como chats e redes sociais.

Ainda está em dúvida se vale a pena apostar no atendimento automatizado via WhatsApp? Confira, a seguir, cinco razões para adotá-lo o quanto antes.

1. Escalabilidade

A integração dos agentes digitais no aplicativo de mensagens torna viável a realização de múltiplos atendimentos simultaneamente. Com isso, elimina as filas de espera e garante um atendimento sempre ágil, independentemente da quantidade de clientes.

2. Personalização

Os agentes digitais são personalizados. Isso significa que sua linguagem pode se adequar ao seu público e às características da marca. Com uma abordagem humanizada, conseguem gerar empatia na comunicação, o que se reflete na satisfação do cliente. Além disso, seu acesso a históricos possibilita interações individualizadas, de acordo com o consumidor atendido.

3. Redução de custos

Um dos principais benefícios do atendimento automatizado via WhatsApp é a diminuição de gastos. Isso porque os robôs tornam possível a resolução de problemas sem que seja necessário acionar um atendente humano, reduzindo o fluxo em outros canais, como o telefone. Os resultados são custos mais baixos e um atendimento mais produtivo.

4. Eficiência

A adoção de um sistema de inteligência cognitiva no atendimento via WhatsApp otimiza todas as etapas do processo, contribuindo para a redução de falhas. Ela possibilita o ganho de tempo, pois filtra as solicitações e direciona para o atendente com todos os dados fornecidos pelo cliente, possibilitando uma resolução mais rápida.

5. Disponibilidade

Com a automatização do atendimento por meio de agentes digitais, os clientes não precisam mais esperar um horário específico para esclarecer suas dúvidas. Isso porque o recurso funciona de forma independente da atuação humana, e os robôs podem fornecer respostas precisas às questões mais simples 24 horas por dia, sete dias por semana.

Faça parte do futuro

Presente na maior parte dos smartphones do País, o WhatsApp é um dos principais meios de comunicação da atualidade. Não à toa, cada vez mais empresas o utilizam como canal de interação com o consumidor. Com a crescente demanda pelo suporte no app, companhias estão recorrendo a soluções inteligentes para automatizar as respostas.

Se a sua empresa ainda não investe em atendimento via WhatsApp ou deseja tornar esse canal mais eficiente, esta é a hora de descobrir todas as funcionalidades dos sistemas de inteligência cognitiva! Afinal, interações ágeis e eficientes se refletem na satisfação do consumidor e, consequentemente, na lucratividade de um negócio. Continue a visita em nosso blog para descobrir por que o agente digital é o melhor do atendimento humanizado.

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