4 mitos e verdades sobre o agente digital de atendimento

4 mitos e verdades sobre o agente digital de atendimento

O atendimento ao cliente é uma das atividades mais importantes para as empresas. Afinal, trata-se de um canal de interação direta com o público, com impactos significativos nos resultados de qualquer negócio. Visando torná-lo cada vez mais efetivo, companhias têm automatizado esse processo com o uso de inteligência artificial, implementando o agente digital para a resolução de demandas mais simples.

Se, há alguns anos, responder perguntas dos clientes era algo que só podia ser feito por humanos, hoje a tecnologia consegue dar conta das questões mais frequentes. No entanto, apesar de sua eficiência comprovada, alguns gestores ainda apresentam resistência aos bots, acreditando que não são capazes de responder como um atendente.

Você tem dúvidas sobre os agentes digitais? Continue a leitura e fique por dentro dos principais mitos e verdades acerca dessa solução.

O que é agente digital

Os constantes avanços tecnológicos e o aumento da conectividade, fator que ganhou ainda mais força com as medidas de distanciamento social da pandemia de COVID-19, trouxeram profundas mudanças para os comportamentos de consumo. Com isso, veio a necessidade de transformar as formas de atender às crescentes demandas do público, proporcionando mais agilidade e personalização.

Neste cenário, o agente digital surge como uma solução para revolucionar as interações. Ele representa uma das saídas mais eficientes e de melhor custo-benefício para as companhias lidarem com essa realidade hiperconectada. 

Desenvolvido para automatizar os atendimentos, o agente digital é um sistema de inteligência cognitiva que substitui a interação humana por máquina. Em outras palavras, trata-se de um robô que simula conversas de pessoas. Com a capacidade de aprender e aplicar novas linguagens e abordagens, ele dinamiza o atendimento ao cliente de forma humanizada.

Mais do que simplesmente replicar respostas automatizadas e prontas, esse sistema é capaz de usar a inteligência artificial para aprimorar seus diálogos e tornar a experiência do usuário cada vez melhor.

Uma das chaves para o sucesso desse recurso é a humanização nos contatos. Afinal, os consumidores querem ser tratados de forma amigável, e a tecnologia do agente digital torna isso possível. Os robôs conseguem entender as necessidades do cliente e apresentar soluções precisas, sem que seja necessária a intervenção de um atendente humano.

Mitos e verdades sobre o agente digital

Como você deve ter notado, as interações entre marcas e consumidores estão cada vez mais digitais. Neste cenário, o agente digital ganha destaque, uma vez que auxilia as organizações a aprimorarem a eficiência e agilidade de seus atendimentos online.

Apesar de suas nítidas vantagens, sua efetividade ainda gera dúvidas entre alguns gestores. Pensando nisso, trouxemos os principais mitos e verdades sobre essa solução. Confira!

1. O agente digital torna o atendimento frio e impessoal

Mito! O agente digital foi desenvolvido para emular respostas humanas, aprimorando cada vez mais suas abordagens. Com isso, embora muitos pensem que robôs só conseguem interagir de forma mecanizada, essa tecnologia altamente personalizável prova justamente o contrário.

Com um amplo histórico de conversas, os agentes digitais podem ser aprimorados para usar a linguagem do consumidor, gerando identificação. Além disso, é possível adaptar os diálogos de acordo com o público da marca. Você decide o nível de formalidade e as expressões que poderão ser compreendidas e utilizadas.

2. É possível usar o agente digital para várias finalidades

Verdade! As possibilidades dessa tecnologia são as mais variadas. Incrivelmente versáteis, os agentes digitais podem ser usados para SAC, cobranças, pesquisas de satisfação e até mesmo para estratégias de vendas.

O melhor de tudo é que, com os frequentes avanços tecnológicos, esse recurso continua sendo aprimorado, ou seja, em um futuro próximo, veremos outras incríveis funcionalidades sendo incorporadas a essa solução.

3. Agentes digitais são apenas FAQs inteligentes

Mito! Suas potencialidades vão muito além de atuar como uma lista de questionamentos frequentes. Embora seja possível programar um agente digital para mostrar respostas a perguntas previamente documentadas, é possível ir além e fazer com que ele compreenda questões elaboradas pelos usuários, selecionando a melhor resposta.

4. Os agentes digitais não podem substituir os humanos

Verdade! Pelo menos, não totalmente. Afinal, não é porque os robôs substituem tarefas realizadas por humanos que os atendentes não serão mais necessários. A inteligência artificial conta com limitações e ainda não consegue solucionar questões de alta complexidade. Por isso, em vez de serem vistos como substitutos, os agentes digitais devem ser considerados auxiliares no atendimento.

Sua aplicação é capaz de agilizar a resolução de demandas mais simples e corriqueiras, melhorando a experiência dos clientes e liberando a equipe de atendimento para solucionar questões que não podem ser automatizadas.

Reinvente suas interações

Esperamos que você tenha esclarecido algumas de suas dúvidas sobre o agentes digitais, sistemas que agilizam os atendimentos com ótimo custo-benefício. Embora sejam robôs, sua comunicação não é necessariamente robotizada. A tecnologia atual permite que sua linguagem seja aprimorada e personalizada, de modo a trazer humanização às interações. 

Com o agente digital, tornou-se possível estabelecer interações significativas, com diálogos muito próximos daqueles estabelecidos pelos seres humanos. Tudo isso com grande agilidade de retorno e alta disponibilidade, fatores que contribuem para otimizar a experiência dos clientes.Com sua eficiência na resolução de demandas, a satisfação dos usuários é certa. Então, que tal apostar na inteligência artificial? Caso queira dar o próximo passo, confira o artigo que preparamos para falar mais sobre o Agente Digital da Sercom. Boa leitura!

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